Territorializando as experiências juvenis: interfaces entre o projeto juventude(s) e o sintonizando na transformação/Territorializing youth experiences: interfaces between the juventude(s) project and sintonizando na tranformação
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto57651Keywords:
Juventude. Abordagens territoriais e comunitárias. Arte-cultura. Terapia OcupacionalAbstract
Este ensaio fotográfico propõe pensar algumas abordagens territoriais e comunitárias em Terapia Ocupacional com jovens em dois projetos distintos - o Juventude(S) e o Sintonizando na Transformação. Ambos atuam com jovens - estudantes de escola pública e moradores de um conjunto de favelas no Rio de Janeiro e jovens em conflito com a lei após cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade em Campinas/SP. Iniciamos apresentando os dois projetos bem como os distintos territórios em que eles ocorrem. Em seguida, procuramos estabelecer, a partir das imagens dos projetos, um diálogo sobre as experiências cujas reflexões direcionam-se para as ações territoriais e comunitárias em terapia ocupacional.Palavras-chave: Juventude. Abordagens territoriais e comunitárias. Arte-cultura. Terapia Ocupacional
Abstract
This photo essay proposes thinking about some territorial and community approaches in Occupational Therapy with young people in two different projetcs - the Juventude(S) and Sintonizando na Transformação. Both work with young people - public school students and residents of a group of favelas in Rio de Janeiro and young people in conflict with the law after complying with the socio-educational measure of Assisted Freedom in Campinas/SP. We begin by presenting the two projects as well as the different territories in which they take place. Next, we try to establish, based on the images of teh projects, a dialogue about the experiences whose reflections are directed towards territorial and community actions in occupational therapy.
Keywords: Young. Territorial and Community approaches. Art culture. Occupational Therapy
Resumen
Este ensayo fotográfico propone pensar algunos abordajes territoriales y comunitarias con jóvenes en dos proyectos diferentes - el Juventude(S) y Sintonizando en la Transformación. Ambos trabajan con jóvenes - estudiantes de escuelas públicas y residentes de un conjunto de favelas en Rio de Janeiro y jóvenes en conflicto con la ley luego de cumplir con la medida socioeducativa de Libertad Asistida y Prestación de Servicios a la Comunidad en Campinas/SP. Comenzamos presentando los dos proyectos así como los diferentes territorios en los que se desarrollan. A continuación, tratamos de establecer, a partir de las imágenes de los proyectos, un diálogo sobre las experiencias cuyas reflexiones se orientan hacia acciones territoriales y comunitarias en terapia ocupacional
Palabras clave: Juventud. Enfoques territoriales y comunitarios. Cultura artística. Terapia ocupacional
References
Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, (19): 20-28, abr. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=es&tlng=pt
Brasil. (1990). Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf
Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas. COMEC: Uma trajetória de trabalho com adolescentes, 1 ed. Santa Bárbara d’Oeste: Gráfica mundo, 2018. 123p.
Costa, A. C. G. (2006). Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social no Brasil, In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1.
Correia, R. L., Pulido, J. S., Ramirez, R. R. (2021). Terapia Ocupacional Comunitária: entre o geral e o específico, In: Oliveira, F. N. G., TakeitI, B. A., Carvalho, C. R. A. Terapia Ocupacional, saberes e fazeres. Curitiba, PR: Brazil Publishing, 647p.
Dayrell, J. (2002). O rap e o funk na socialização da juventude. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, 28 (1): 117-136, jan./jun. https://www.scielo.br/j/ep/a/rqhzvRzXfWjTT4kqS7Swzfn/?lang=pt&format=pdf
Gastaldo, D.; Magalhães, L.; Carrasco, C. (2013). Mapas corporais narrados: Um método para documentar trajetórias de saúde, resiliências, adoecimento e sofrimento. In: Fraga, A. B., Carvalho, Y. M., Gomes, I. M. (Org.). As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 83-100.
Freire. P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Instituto Pereira Passos (2017). Panorama dos Territórios: UPP’s Complexo do Alemão. Rio de Janeiro, 2017. http://www.riomaissocial.org/wp-content/ uploads/2017/01/1-Panorama-dos-Territórios-UPPs-Complexo-do-Alemão.pdf
Misse M. (2010). Crime, sujeito e sujeição criminal: aspectos de uma contribuição analítica sobre a categoria "bandido". Lua Nova (79):15–38. https://www.scielo.br/j/ln/a/sv7ZDmyGK9RymzJ47rD5jCx/?format=pdf&lang=pt
Takeiti, B. A., & Vicentin, M. C. G. (2016). Jovens (en)cena: arte, cultura e território. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24(1), 25-37. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0667
Takeiti, B. A., Gonçalves, M. V. (2021). Juventude(s) e arte-cultura no Complexo do Alemão: narrativas de uma experiência em extensão. 1a. Edição. Curitiba, PR: Brazil Publishing, p.153.
Trassi, M. L. & Malvasi, P. A. (2010). Violentamente pacíficos: desconstruindo a associação juventude e violência. São Paulo: Cortez.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.