Territorializando as experiências juvenis: interfaces entre o projeto juventude(s) e o sintonizando na transformação/Territorializing youth experiences: interfaces between the juventude(s) project and sintonizando na tranformação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto57651

Palabras clave:

Juventude. Abordagens territoriais e comunitárias. Arte-cultura. Terapia Ocupacional

Resumen

Este ensaio fotográfico propõe pensar algumas abordagens territoriais e comunitárias em Terapia Ocupacional com jovens em dois projetos distintos - o Juventude(S) e o Sintonizando na Transformação. Ambos atuam com jovens - estudantes de escola pública e moradores de um conjunto de favelas no Rio de Janeiro e jovens em conflito com a lei após cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade em Campinas/SP. Iniciamos apresentando os dois projetos bem como os distintos territórios em que eles ocorrem. Em seguida, procuramos estabelecer, a partir das imagens dos projetos, um diálogo sobre as experiências cujas reflexões direcionam-se para as ações territoriais e comunitárias em terapia ocupacional.

Palavras-chave: Juventude. Abordagens territoriais e comunitárias. Arte-cultura. Terapia Ocupacional


Abstract

This photo essay proposes thinking about some territorial and community approaches in Occupational Therapy with young people in two different projetcs - the Juventude(S) and Sintonizando na Transformação. Both work with young people - public school students and residents of a group of favelas in Rio de Janeiro and young people in conflict with the law after complying with the socio-educational measure of Assisted Freedom in Campinas/SP. We begin by presenting the two projects as well as the different territories in which they take place. Next, we try to establish, based on the images of teh projects, a dialogue about the experiences whose reflections are directed towards territorial and community actions in occupational therapy.

Keywords: Young. Territorial and Community approaches. Art culture. Occupational Therapy


Resumen

Este ensayo fotográfico propone pensar algunos abordajes territoriales y comunitarias con jóvenes en dos proyectos diferentes - el Juventude(S) y Sintonizando en la Transformación. Ambos trabajan con jóvenes - estudiantes de escuelas públicas y residentes de un conjunto de favelas en Rio de Janeiro y jóvenes en conflicto con la ley luego de cumplir con la medida socioeducativa de Libertad Asistida y Prestación de Servicios a la Comunidad en Campinas/SP. Comenzamos presentando los dos proyectos así como los diferentes territorios en los que se desarrollan. A continuación, tratamos de establecer, a partir de las imágenes de los proyectos, un diálogo sobre las experiencias cuyas reflexiones se orientan hacia acciones territoriales y comunitarias en terapia ocupacional

Palabras clave: Juventud. Enfoques territoriales y comunitarios. Cultura artística. Terapia ocupacional

Biografía del autor/a

Beatriz Akemi Takeiti, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, em 2000. Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, em 2003 e Doutora pelo mesmo Programa (2014). Foi docente do Centro Universitário São Camilo (2011-2012). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ e foi Coordenadora de Curso 2015-2016. Já ocupou cargo de coordenador e docente no Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, período de 2006-2011. Foi membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNIARA, de 2009-2010. Também atuou como docente (em caráter temporário) na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2006) e na Universidade de São Paulo, USP-RP, campus Ribeirão Preto (2004). Também atuou como terapeuta ocupacional no Centro de Atenção aos Maus-tratos na Infância (CRAMI/CEDECA/Campinas) e no Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC).Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no campo social, atuando principalmente nos seguintes eixos: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e desfiliação social, jovens autores de ato infracional, população em situação de rua, ações territoriais, educação, violência e cultura juvenil.

Larissa Mazzotti Santamaria, Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas - COMEC e Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Inclusão Social.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e especialização em Violência Doméstica contra Criança e o Adolescente pela Unisal Campinas. Atualmente realiza o mestrado profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social pela FMUSP. Apresenta experiência na área Terapia Ocupacional Social na politica de Assistência Social - média complexidade - Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento da Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. Trabalha na coordenação da OSC Centro de Orientação ao Adolescente (COMEC), compõe o Comitê Gestor do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE) e integra a Comunidade de Práticas Terapia Ocupacional no SUAS.

Citas

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Publicado

2023-08-15