A construção da subjetividade da menina negra: Terapia Ocupacional e as relações étnico raciais na escola

The construction of the black girl’s subjectivity:Occupational therapy and ethnic racial relations at school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto59899

Palavras-chave:

Racismo. Terapia Ocupacional. Escola

Resumo

Introdução: O processo de construção da subjetividade se dá de forma complexa abarcando as relações do sujeito com o mundo. A sociedade é erigida a partir de três eixos de poder: gênero, raça e classe. Desta forma, a mulher negra e periférica está na base do sistema de opressão social, sendo impactada na intersecção destes três eixos do sistema de dominação que se refletem nas relações sociais, na produção simbólica da sociedade e na sua própria produção enquanto sujeito. Objetivos: Este estudo propõe  compreender o processo de construção da subjetividade da menina negra durante o período de socialização na escola e refletir sobre as contribuições da terapia ocupacional para a igualdade racial no contexto escolar. Metodos: Pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola estadual. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e diários de campo das oficinas terapêuticas     -ocupacionais. Resultados: A pesquisa resultou em duas categorias: “O corpo da mulher negra: racismo, empoderamento e construção da autoestima”; “T.O com raça: oficinas de teatro, vídeos e bate-papos no processo de conscientização e expressão dos estigmas sociais”. Conclusão: A instituição escolar, enquanto microcosmo social, ainda se apresenta como um espaço reprodutor das violências raciais, apesar do importante avanço nas políticas reparatórias. As ações de uma Terapia Ocupacional engajada e crítica podem potencializar as meninas negras no entendimento e na expressão de suas histórias, no reconhecimento das injustiças e das violências sofridas e, por último, na promoção de reflexões sobre estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo. 

Biografia do Autor

Dandara Rayane Gonçalves Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta ocupacional graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Heliana Castro Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Letícia Ambrosio, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta ocupacional, Doutora em terapia ocupacional pela UFSCar.

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Publicado

30-04-2024

Edição

Seção

Artigo Original