"Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês" / “Now I have a struggle, just like you”

Carla Regina Silva, Isadora Cardinalli, Marina Sanches Silvestrini, Ana Carolina Silva Almeida Prado, Jaime Daniel Leite Junior, Leticia Ambrosio, Paula Marcondes Schmidt-Hebbel

Resumo


Esta criação foi inspirada no Programa de Extensão Direitos Humanos para a Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação que implementou espaços integrados de educação, arte e cultura em serviços públicos da saúde e da assistência social, com populações marcadas por estigmas sociais. Através de ações voltadas para a defesa dos direitos humanos, buscou-se promover formação e experimentações sensibilizadoras pelo contato com recursos artísticos e culturais. A equipe transdisciplinar pode aperfeiçoar suas ações a partir da opção teórico metodológica da arte engajada em prol do reconhecimento das potencialidades dos participantes, produzindo ações com foco no respeito, empoderamento, cidadania ativa e autonomia. Como resultados obtivemos maior apropriação e criticidade acerca de temáticas dos direitos humanos, sua diversidade e a produção de deslocamentos sensíveis. Os processos criativos que compõem este trabalho foram gestados por membros da equipe ativos no processo, a partir dessa experiência formadora e transformadora.

 

This creation was inspired by the Extension Program “Human Rights for Diversity: building spaces for art, culture and education”, which implemented integrated areas of education, art and culture in public services of health and social assistance, with populations marked by social stigmas. Through actions for the defense of human rights, the project sought to promote training and to sensibilize experiments by contact with artistic and cultural resources. The transdisciplinary team can improve its actions, from the theoretical and methodological option of the art engaged in favor of the recognition of the potentialities of the participants, producing respect, empowerment, active citizenship and autonomy. As results, it was obtained greater ownership and criticality on human rights, its diversity and production of sensitive actions. The creative processes that make up this work were developed by team members active in the process, from this formative and transformative experience.

Key words: Art, Culture, Rights human, Formative, Transdisciplinarity

 

Esta creación fue inspirada en el Programa de Extensión “Derechos Humanos de la Diversidad: construyendo espacios de arte, cultura y educación” que implementó espacios integrados de educación, arte y cultura en servicios públicos de salud y asistencia social, con poblaciones estigmatizadas socialmente. A través de las acciones enfocadas en la defensa de los derechos humanos, se buscó promover la formación y los experimentos de sensibilización, usando recursos artísticos y culturales. El equipo transdisciplinar puede refinar sus acciones a partir de la opción teórico metodológica del arte comprometida en favor del reconocimiento de las potencialidades de los participantes, generando respeto, empoderamiento, ciudadanía activa y autonomía. Como resultados obtuvimos mayor apropiación y criticidad de los derechos humanos, la diversidad y la producción de acciones sensibles. Los procesos creativos que componen este trabajo fueron gestados por miembros del equipo activos en el proceso, a partir de esa experiencia formadora y transformadora.

Palabras claves: Arte, Cultura, Derechos humanos, Formación, Transdisciplinariedad


Palavras-chave


Arte; Cultura; Direitos humanos; Educação superior; Transdisciplinaridade

Texto completo:

PDF

Referências


SILVA, CR. (org) Direitos Humanos para a Diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação. São Carlos. São Jorge, 2014,

BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Revisada e Atual). Brasília, 2010. 228p.

FREITAS, L; MORIN, E; NICOLESCU, B. (comitê de redação). Carta de transdiciplinaridade. Convento de Arrábida, 6 de novembro de 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo- Editora UNESP, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO

Indexado em: