Atividades e cotidianos na formação em Terapia Ocupacional: experiências de ação, reflexão e criação

Activities and everyday in occupational therapy training: experiences of action, reflection, and creation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto65074

Palavras-chave:

Atividades Humanas, Atividades cotidianas, formação profissional, terapia ocupacional

Resumo

Contextualização: Trata-se do compartilhamento da primeira experiência formativa propiciada pelos componentes curriculares “Estudos e Experimentações (EE) I: atividades humanas” e “EE II: vida cotidiana”, promovidos pelo curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Pernambuco entre 2023 e 2024. Processo de Formação: Aprender a analisar e a propor atividades envolve compreender seus impactos de forma individual e subjetiva e de forma contextualizada em cotidianos e territórios compartilhados culturalmente. Essa experiência conduziu e refletiu sobre acompanhamentos e modos de cuidar em terapia ocupacional, iniciados a partir de si. Análise Crítica da Prática: O aprendizado sobre singularidade na coletividade, com registros fotográficos e narrativas, mostrou que processos criativos compõem a constituição sensível e crítica sobre atividades e cotidianos, entendidos como fundamentos profissionais complexos. Síntese das considerações: A conexão ação-reflexão-criação despertou valores profissionais ético-estético-políticos, mais do que meramente técnicos, contribuindo para constituição de repertórios terapêutico ocupacionais comprometidos com a transformação.

Palavras-chave: atividades humanas. atividades cotidianas. formação profissional. terapia ocupacional.

Biografia do Autor

Isadora Cardinalli, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialização em Terapia Ocupacional, Artes, Saúde e Cultura pela Universidade de São Paulo - USP, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação de Terapia Ocupacional da UFSCar.

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Publicado

12-03-2025