Trajetórias inventivas e produção de conhecimento: terapeutas ocupacionais e suas relações com arte, corpo e cultura/Inventive trajectories and knowledge production: occupational therapists and their relationships with art, body and culture

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto27760

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional/tendências, arte, cultura, conhecimento

Resumo

Este trabalho apresenta o acompanhamento, estudo e análise de trajetórias de terapeutas ocupacionais no Brasil que compõem a produção de conhecimentos nas interfaces com a arte, o corpo e a cultura. Seu objetivo é apresentar singularidades e similaridades de suas trajetórias inventivas e a produção de novos sentidos para a atuação profissional. Trata-se de uma pesquisa-intervenção sob perspectiva do método cartográfico e instaura uma produção de dados e fluxos processuais na investigação dos temas. Os dados são organizados em três etapas: 1) apresentação do campo de interesses: recomposição de temas e momentos da produção de conhecimento em interface com a arte, o corpo e a cultura na terapia ocupacional brasileira; 2) o ponto de partida: investigação das trajetórias de quatro terapeutas ocupacionais docentes que produzem nessas temáticas e elaboração cartográfica dos dados com identificação de sentidos; 3) descobertas do caminho: proposição de um ensaio sobre inventividade nas trajetórias e produções profissionais em terapia ocupacional. Os resultados da pesquisa apontaram elementos singulares e similares envolvendo as trajetórias e indicaram analisadores significativos, como: experiências de vida e repertório criativo; experiências profissionais transdiciplinares; investimento em fundamentos da terapia ocupacional. Marca-se um cenário de produção teórico-prática coerente com as experiências e experimentações de cada trajetória, que conjuntamente contribuem para a construção do conhecimento da profissão relacionada às atividades humanas, à produção de vida, à transdisciplinaridade e à complexidade, para além das temáticas específicas da arte, do corpo e da cultura.


Abstract

This paper presents the accompaniment, study and analysis of occupational therapy trajectories in Brazil composing the knowledge production at their interfaces with art, body and culture. Its objective is to expose singularities and similarities of those inventive trajectories and to produce new meanings for professional performance.  It is an intervention-research under the point of view of the cartographic method, which establishes the production of data and procedural flows in the investigation of the themes. Data have been organized in three phases:  1) presentation of the field of interests: recomposing themes and moments of knowledge production at its interface with art, body and culture in the Brazilian Occupational Therapy; 2) baseline: investigation of 

the trajectories of four occupational therapists and professors who have a production in those themes and cartographic preparation of the data to identify meanings; 3) the findings in the path: proposal of an essay on inventiveness in occupational-therapy professional trajectories and productions. The research’s outcomes point out singular and similar elements in the trajectories and indicate significant analyzers, such as: life experience and creative repertoire; trans-disciplinary professional experiments; investments in fundaments of occupational therapy. A scenario of theoretical-practical production consistent with the experiences and experiments in every trajectory was found, which jointly contribute to build the knowledge of the profession related to human activities, to life production, to trans-disciplinarity and to complexity beyond the specific themes of art, body and culture.

 

Keywords: Occupational Therapy/trends; art, culture, knowledge.

 

Resumen

Este trabajo presenta el seguimiento, estudio y análisis de las trayectorias de los terapeutas ocupacionales en Brasil que conforman la producción de conocimiento en las interfaces con el arte, el cuerpo y la cultura. Su objetivo es presentar singularidades y similitudes de trayectorias inventivas y la producción de sentidos para el desempeño profesional. Es una investigación-intervención bajo la perspectiva del método cartográfico que establece una producción de datos y flujos de procedimientos en la investigación de los temas. Los datos se organizan en tres etapas: 1) presentación del campo de intereses: recomposición de temas y momentos de producción de conocimiento en la interfaz con arte, cuerpo y cultura en la terapia ocupacional brasileña; 2) el punto de partida: la investigación de las trayectorias de cuatro maestros terapeutas ocupacionales que producen en estas materias, y la elaboración cartográfica de los datos con la identificación de los significados; 3) descubrimientos del camino: propuesta de un ensayo sobre inventiva en trayectorias y producciones profesionales en terapia ocupacional. Los resultados de la investigación indicaron elementos singulares y similares relacionados con las trayectorias e indicaron analizadores significativos, tales como: experiencias de vida y repertorio creativo; experiencias profesionales transdisciplinarias; inversión en fundamentos de terapia ocupacional. Es un escenario de producción teórico-práctica consistente con las experiencias de cada trayectoria que, en conjunto, contribuyen a la construcción del conocimiento de la profesión relacionada con las actividades humanas, la producción de vida, la transdisciplinariedad y la complejidad, más allá de los temas específicos del arte, cuerpo y cultura.

 

Palabras-clave: Terapia Ocupacional/tendencias; arte; cultura; conocimiento.


Biografia do Autor

Isadora Cardinalli, Universidade Federal de São Carlos, Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialização em Terapia Ocupacional, Artes, Saúde e Cultura pela Universidade de São Paulo - USP, mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Terapia Ocupacional da UFSCar.

Eliane Dias de Castro, Universidade de São Paulo, Laboratório de Estudo e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1981). Mestre em Artes (1992), Doutora em Ciências (2001) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado com auxílio pesquisa da FAPESP e participação no Laboratório de Psicologia da Arte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado em Processo Escritural e Teorias Gerais da Arte na Universidade de Lisboa, período 2014/2015, bolsa FAPESP. Professora Doutora do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (1985-2016) e, atualmente é orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. 

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Publicado

01-11-2019

Edição

Seção

Artigo Original