Concepção e utilização da tecnologia assistva por profissionais da área da saúde/Conceptions and practices regarding the assistive technology for health professionals

Autores

  • Bruna Roberta de Souza
  • Gerusa Ferreira Lourenço Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-7550-4858
  • David dos Santos Calheiros Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió -- AL

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto7641

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Reabilitação, Tecnologia Assistiva, Terapia ocupacional.

Resumo

A partir da problemática quanto à concepção de Tecnologia Assistiva e da necessidade do conhecimento dessa área por parte dos profissionais para sua correta implementação, o objetivo deste estudo foi identificar as concepções e as práticas relativas à Tecnologia Assistiva dos profissionais da saúde que compunham a equipe técnica de um serviço-escola situado em uma Universidade pública do interior paulista, visando o seu uso mais efetivo. Participaram do estudo um terapeuta ocupacional, dois fisioterapeutas, um fonoaudiólogo e um psicólogo. Os dados foram coletados por meio de uma ficha de cadastro do participante e de um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados encontrados foram organizados em sete categorias de análise e indicaram que a maioria dos técnicos considera a Tecnologia Assistiva como recursos e equipamentos que auxiliam o paciente a realizar determinada tarefa ou atividade. Poucos afirmaram que utilizavam a Tecnologia Assistiva em sua prática clínica, e apontaram a necessidade de formação mais específica para os profissionais da área. Conclui-se que esses resultados trouxeram informações importantes a respeito da inserção da temática Tecnologia Assistiva em serviços direcionados à população com deficiência, uma vez que há demanda específica de formação inicial e continuada dos profissionais técnicos presentes nessa instituição.

 

From the problematic about of conceiving assistive technology and the need for knowledge of it by the professionals for its right implementation, the purpose of this study was to identify the conceptions and practices regarding the Assistive Technology for health professionals which made up the technical team of a School Service located in a public university in the interior of São Paulo, aiming its correct implementation. The participants of study were one occupational therapist, two physiotherapists and one psychologist. The data were collected through a registration form of participants and a semi-structured interview guide. The results were organized in seven different categories of analysis and indicated that most of the technicians consider Assistive Technology as resources and equipment that help the patient to perform a certain task or activity. Few said they used Assistive Technology in their clinical practice, referring that more specific training is should for the professionals from this field. It is concluded that these results provided important information about the inclusion need of Assistive technology services for the population with disability, once that there is specific demand of initial and continuing training for professional technicians from that institution.

Keywords: People with Disabilities; Rehabilitation; Assistive technology.

 

A partir de la problemática cuanto la concepción de la Tecnología Asistiva y la necesidad de conocimiento en esta área por profesionales para su correcta ejecución, el objetivo de este estudio fue identificar los conceptos y prácticas relacionadas a la Tecnología Asistiva de profesionales del área de la salud que componen el equipo técnico de un centro de formación ubicado en una universidad pública en el interior de la provincia de São Paulo.Visando su utilización más efectiva Los participantes del estudio fueron uno terapeuta ocupacional, dos fisioterapeutas, uno fonoaudiólogo y uno psicólogo. Los datos fueron recolectados por un formulario de registro de los participantes y una hoja de ruta semiestructurada. Los resultados fueron organizados en siete categorías de análisis e indicaron que la mayoría de los profesionales considera la Tecnología Asistiva como recursos y equipos que ayudan el paciente a realizar una tarea o actividad en particular. Pocos afirman que se utilicen de Tecnología Asistiva en su práctica clínica, y apuntan la necesidad de una formación más específica para los profesionales del área. Se concluye que los resultados proporcionaron informaciones importantes acerca de la inclusión de la Tecnología Asistiva en servicios de asistencia a la población con discapacidad, una vez que hay demandas específicas de formación inicial y continuada de los profesionales técnicos presentes en esta institución.

Palabras clave: Personas con discapacidad; Rehabilitación; Tecnología asistiva.

Biografia do Autor

Bruna Roberta de Souza

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP/Brasil

Gerusa Ferreira Lourenço, Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação Especial. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Educação Esepcial da Universidade Federal de São Carlos

David dos Santos Calheiros, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió -- AL

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió -- AL/Brasil.

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Publicado

31-07-2017

Edição

Seção

Artigo Original