A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy

Autores

  • David dos Santos Calheiros Uncisal
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar
  • Flávia Calheiros da Silva Uncisal
  • Emanuele Mariano de Souza Santos Uncisal
  • Thais Quintela de Andrade Nabuco Uncisal
  • Alessandra Bonorandi Dounis Uncisal

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto19314

Palavras-chave:

Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Paralisia Cerebral.

Resumo

Resumo

Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula.

 

Abstract

We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.

Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy.

Biografia do Autor

David dos Santos Calheiros, Uncisal

Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas

Referências

Calheiros DS. Rede de apoio à escolarização inclusiva de uma estudante com paralisia cerebral: limites e possibilidades. [Tese]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2018. No prelo.

Alves ACJ; Matsukura TS. Modelos teóricos para indicação e implementação de tecnologia assistiva. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. São Carlos. 2016; 24 (3):591-599.

Calheiros DC; Mendes EG; Lourenço GF. Considerações acerca da Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2018; 31(60):229-244.

Piovezanni MAT; Rocha ANDC; Braccialli LMP. Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2014; 27(49):485-498.

Rocha ANDC; Deliberato D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília. 2012; 18(1):71-92.

Ibiapina IMLM; Ferreira MS. A pesquisa colaborativa na perspectiva sóciohistórica. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina. 2005; 12: 26 - 38. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2012/revista%2012.pdf.

Ibiapina IMLM. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília. Líber Livro Editora; 2008. (Série Pesquisa).

Mendes EG. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: Martins LARM; Pires J; Pires GNL. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal. EDUFRN; 2008, p. 19 – 51.

Mendes EG; Almeida MA; Toyoda CY. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação escolar. Educar em Revista. Curitiba. 2011; 27 (41):81-93.

Dounis AB. Atividade docente e inclusão: as mediações da consultoria colaborativa. [Dissertação]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas; 2013.

Calheiros DS. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais. [Dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2015.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Edição

Seção

Análise da Prática