A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto19314Keywords:
Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Paralisia Cerebral.Abstract
Resumo
Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula.
Abstract
We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.
Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy.
References
Calheiros DS. Rede de apoio à escolarização inclusiva de uma estudante com paralisia cerebral: limites e possibilidades. [Tese]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2018. No prelo.
Alves ACJ; Matsukura TS. Modelos teóricos para indicação e implementação de tecnologia assistiva. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. São Carlos. 2016; 24 (3):591-599.
Calheiros DC; Mendes EG; Lourenço GF. Considerações acerca da Tecnologia Assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2018; 31(60):229-244.
Piovezanni MAT; Rocha ANDC; Braccialli LMP. Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral. Revista Educação Especial. Santa Maria. 2014; 27(49):485-498.
Rocha ANDC; Deliberato D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília. 2012; 18(1):71-92.
Ibiapina IMLM; Ferreira MS. A pesquisa colaborativa na perspectiva sóciohistórica. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina. 2005; 12: 26 - 38. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2012/revista%2012.pdf.
Ibiapina IMLM. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília. Líber Livro Editora; 2008. (Série Pesquisa).
Mendes EG. Inclusão escolar com colaboração: unindo conhecimentos, perspectivas e habilidades profissionais. In: Martins LARM; Pires J; Pires GNL. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal. EDUFRN; 2008, p. 19 – 51.
Mendes EG; Almeida MA; Toyoda CY. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação escolar. Educar em Revista. Curitiba. 2011; 27 (41):81-93.
Dounis AB. Atividade docente e inclusão: as mediações da consultoria colaborativa. [Dissertação]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas; 2013.
Calheiros DS. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais. [Dissertação]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos; 2015.
Downloads
Additional Files
- Parecer do comitê de ética (Português (Brasil))
- Folha de rosto (Português (Brasil))
- Declaração de Responsabilidade, Conflito de Interesse, Transferência de Direitos Autorais e Concordância com Licença de Acesso Aberto (Português (Brasil))
- artigo análise da prática (Português (Brasil))
- Figura 1 (Português (Brasil))
- Figura 2 (Português (Brasil))
- Figura 3 (Português (Brasil))
- Figura 4 (Português (Brasil))
- Figura 5 (Português (Brasil))
Published
Issue
Section
License
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.