A construção de mobiliário adaptado para facilitar a inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral/The construction of adapted furniture to support the education of a student with cerebral palsy

Autores/as

  • David dos Santos Calheiros Uncisal
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar
  • Flávia Calheiros da Silva Uncisal
  • Emanuele Mariano de Souza Santos Uncisal
  • Thais Quintela de Andrade Nabuco Uncisal
  • Alessandra Bonorandi Dounis Uncisal

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto19314

Palabras clave:

Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Paralisia Cerebral.

Resumen

Resumo

Analisou-se a construção de um mobiliário adaptado, a partir da parceria entre setores da saúde e educação, para apoiar a escolarização de uma estudante com paralisia cerebral. A confecção do recurso pautou-se na necessidade de ajustar a postura da estudante, que possui um grave quadro motor, para sua participação independente e autônoma em atividades de roda, no chão. A criação do recurso implicou em recorrentes ajustes, oficinas e elaboração de materiais instrucionais. De modo particular, favoreceu a participação da estudante nas atividades em roda, colocando-a na mesma posição que seus pares e proporcionando maior interação em sala de aula.

 

Abstract

We sought to analyze the construction of adapted furniture, based on the association between health and education sectors, to support the schooling of a student with cerebral palsy. The preparation of the resource was based on the need to adjust the position of the student, who has a serious motor picture, for independent and autonomous participation in wheel activities, on the ground. The creation of the resource involved in recurrent adjustments, workshops and the preparation of instructional materials. In a particular way, it favored the participation of the student in the activities in wheel, leaving her in the same position as her peers and providing more interaction in the classroom.

Keywords: Special Education; Assistive Technology; Cerebral Palsy.

Biografía del autor/a

David dos Santos Calheiros, Uncisal

Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas

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Publicado

2019-04-30

Número

Sección

Análise da Prática