Habilidades sociais em crianças com transtorno do espectro autista: uma análise da prática em Terapia Ocupacional / The Social Skills for children with autism spectrum disorder: A practice analysis in Occupational Therapy

Autores

  • Bruma Sofia Filocreão Miranda Leal UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Luma Carolina Câmara Gradim Universidade Federal de São Carlos.
  • Vanessa Rafaelle Brasil de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto33945

Palavras-chave:

Autismo Infantil, Habilidades Sociais, Terapia Ocupacional

Resumo

O Programa de Habilidades Sociais foi desenvolvido para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram realizadas intervenções com atividades lúdicas e treino de habilidades sociais em uma oficina terapêutica para crianças diagnosticadas com TEA durante um período de cinco meses com oito crianças de 3 a 5 anos. Foi utilizado um questionário semi estruturado para coleta de dados juntamente com o protocolo VB-MAPP para avaliação e inclusão dos participantes. Foi possível observar progresso em habilidades sociais nas oito crianças e identificar o uso de recursos lúdicos como um fator essencial no treino de habilidades sociais para crianças com TEA.

 

Abstract:

The Social Skills Program was developed for children with Autism Spectrum Disorder (ASD). During the practice of occupational therapy, assessments of demands with VB-MAPP protocol for eight children of 3 to 5 years old for period of five months, creation of the workshop with playful activities and training of social skills for ASD. It was observed that the eight children showed progress in social skills. It was possible to identify the use of playful resources as an essential factor in the training of social skills for children with ASD.

Keywords: Autistic Disorder. Social Skills. Occupational Therapy.

 

Resumen:

El Programa de Habilidades Sociales fue desarrollado para niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Durante la práctica de terapia ocupacional, llevaron a cabo evaluaciones de las demandas protocolo VB-MAPP de ocho niños de 3 a 5 años por un período de cinco meses, creación del taller con actividades lúdicas y capacitación en habilidades sociales para el TEA. Se observó que los ocho niños mostraban progresos las habilidades sociales. Fue posible identificar el uso de recursos lúdicos como factor esencial la formación de habilidades sociales para los niños con TEA.

Palabras clave: Transtorno Autístico. Habilidades Sociales. Terapia Ocupacional.

Biografia do Autor

Bruma Sofia Filocreão Miranda Leal, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ACADÊMICA DE TERAPIA OCUPACIONAL

Luma Carolina Câmara Gradim, Universidade Federal de São Carlos.

Mestre em Terapia Ocupacional

Vanessa Rafaelle Brasil de Souza, Universidade Federal do Pará

Mestre em Psicologia

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Publicado

01-02-2021

Edição

Seção

Análise da Prática