Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto42860Keywords:
terapia ocupacional, criança, atividades cotidianasAbstract
Contextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social. Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.
Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas.
Abstract:
Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.
Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities.
Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.
Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias.
References
Benetton, J. (1991). Trilhas Associativas: ampliando subsídios na clínica da psicose. São Paulo: Lemos Editorial.
Benetton, J., Marcolino, T. Q. (2013). As atividades no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 21(3): 645-652. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.067
Benetton, J., Ferrari, S. M. L., Mastropietro, A. P., Bertolozzi, R. C., Marcolino, T. Q. (2021). Diagnóstico situacional: conhecendo o sujeito alvo no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. In A. M. Oliveira, A. D. B. Vizzotto, P. C. H. Mello & P. Buchain (Orgs), Terapia ocupacional em neuropsiquiatria e saúde mental (pp. 331-338). São Paulo: Manole.
Cid, M. F. B., Squassoni, C. E., Gasparini, D. A., & Fernandes, L. H. O. (2019). Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. Pro-Posições, 30, e20170093. Epub April 18, 2019. https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093
Dituri, D. R., Marcolino, T. Q. (2016). Sistematização da aplicabilidade de uso da técnica Trilhas Associativas em Terapia Ocupacional. In: IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória, ES. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Suplemento especial, 24: 22-24.
Ferrari, S. M. L. (2005). Terapia Ocupacional e as fronteiras do seu território. Revista CETO, 9: 9-17.
Marcolino, T. Q., Benetton, J., Cestari, L. M. Q., Mello, A. C. C., Araújo, A. S. (2020). Diálogos com Benetton e Latour: possibilidades de compreensão da inserção social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4): 1322-1334.
http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf2032.
Maximino, V. S., Petri, E. C., Carvalho, A. O. C. (2012). A compreensão de saúde para o Método da Terapia Ocupacional Dinâmica. Revista Ceto, 13: 34-40. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/05-varios-1.pdf
Santarosa, C. C. (2012). Erros, acertos e consertos em um atendimento infantil. Revista CETO, 13: 41-48. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/06-santarosa-1.pdf
Tanner, K., Hand, B.N., O’Toole, G., Lane, A.E. (2015). EffectivenessofInterventionsto Improve Social Participation, Play, Leisure, andRestrictedandRepetitiveBehaviors in People WithAutism Spectrum Disorder: A Systematic Review. American JournalofOccupationalTherapy, 69(5):6905180010p1-12. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2015.017806
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.