Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto42860

Palavras-chave:

terapia ocupacional, criança, atividades cotidianas

Resumo

Contextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social.  Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.

Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas.

 

Abstract: 

Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.

Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities.

 

Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.

Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias. 

Biografia do Autor

Tais Quevedo Marcolino, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Formação Clínica no Método Terapia Ocupacional Dinâmica

Mestrado e Doutorado em Educação pela UFSCar

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Publicado

13-08-2022

Edição

Seção

Análise da Prática