O Estado da Arte na Pós-Graduação brasileira em Terapia Ocupacional e Serviço Social sobre juventudes, violências e vulnerabilidades (2006-2019)/The State of Art in the brazilian postgraduate program in Occupational Therapy and Social Work on Youth, violence and vulnerability (2006-2019)
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto52986Keywords:
Terapia Ocupacional. Serviço Social. Juventudes. Vulnerabilidade. ViolênciaAbstract
Introdução: Considerando como problemática as vulnerabilidades e violências presentes na vida de vários jovens, as publicações acadêmicas podem servir como recursos para subsidiar e estimular discussões que fomentem ações para mudança da realidade vivida por essas juventudes. Objetivo: Este levantamento analisa publicações produzidas na pós-graduação brasileira sobre juventudes, vulnerabilidades e violências nas áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do serviço social e área de concentração da terapia ocupacional. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo estado da arte, de teses de doutorado e dissertação de mestrado produzidas no período de 2006 a 2019. Resultado: O levantamento bibliográfico focalizou trabalhos indexados no portal de dissertações e teses da CAPES. Foram incluídos 27 trabalhos, sendo 25 do serviço social e 02 da terapia ocupacional. Para a análise dos dados, os trabalhos foram agrupados em três categorias: políticas públicas para juventudes; medida socioeducativa e juventudes; e trajetória juvenis. Conclusão: Nota-se neste estudo uma certa insuficiência de trabalhos de terapia ocupacional sobre esta temática na sua área de avaliação, uma vez que a implementação de programas de pós-graduação é ainda recente em relação a área historicamente consolidada do Serviço Social. Outro apontamento que merece destaque é o fato de existir uma lacuna de pesquisas relacionadas às problemática das vulnerabilidades e violências na perspectiva da diversidade de gênero, saúde mental, políticas públicas de segurança, políticas na área da educação.
Palavras-Chave: Terapia Ocupacional. Serviço Social. Juventudes. Vulnerabilidade. Violência
Abstract
Introduction: Considering as problematic the vulnerabilities and violence present in the lives of several young people, academic publications can be used as means to subsidize and encourage discussions that promote actions to change the reality lived by these youths. Objective: This survey aims to analyze publications produced by Brazilian postgraduate studies on youth, vulnerability and violence in the areas of social service evaluation and concentration area of occupational therapy. Method: This is a literature review, state of the art type of doctoral dissertations and master's thesis from 2006 to 2019. Results: This bibliographic survey focused on indexed papers from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Twenty-seven studies were included, 25 of them from social services and 02 of occupational therapy. For data analysis, the papers were grouped into three categories: public policies for youths; socio-educational measure and youth; and youth trajectory. Conclusion: It was possible to notice the insufficiency of occupational therapy academic work on this theme in its area of evaluation,since the implementation of postgraduate programs is still recent in relation to the historically consolidated area of Social Work. Another point worth mentioning is the fact that there is a lack in research related to the issue of vulnerabilities and violence from the perspective of gender diversity, mental health, public security policies, policies in the area of education.
Keywords: Occupational Therapy. Social Service. Youth. Vulnerability and Violence.
Resumen
Introducción: Considerando como problemáticas las vulnerabilidades y violencias presentes en la vida de vários jóvenes, los artículos científicos puedan apoyar como estratégias para subsidiar y estimular las discusiones que estimulen acciones para cambiar la realidad vivida por estas juventudes. Objetivo: analiza las publicaciones producidas en las pesquisas de posgrado brasileños sobre juventud, vulnerabilidades y violencia en las áreas de evaluación de la Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Educação Superior (CAPES) del servicio social y el área de concentración de la terapia ocupacional. Metodo: Se trata de una revisión bibliográfica de última generación de tesis de doctorados y tesis de maestría elaboradas entre 2006 y 2019. Resultados: La encuesta bibliográfica se centro en trabajos indexados en el portal CAPES de tesis de doctorado y tesis de maestría. Se incluyeron 27 estudios, 25 de trabajo social y 2 de terapia ocupacional. Para el análisis de datos, los trabajos se agruparon en tres categorias: políticas públicas para la juventud; medidas socioeducativas y juventud y trayectoria juvenil. Conclusiones: Se pudo notar en este estudio cierta insuficiencia de trabajos de terapia ocupacional sobre este tema en su área de evaluación, ya que la implementación de programas de posgrado aún es reciente en relación al área históricamente consolidada del Trabajo Social. Otro punto que vale la pena mencionar es el hecho de que existe una lacuna en que no se dedica pesquisar la problemática de las vulnerabilidades y violencias en la perspectiva de la diversidad de género, la salud mental, las políticas públicas de seguridad, las políticas en el área de educación.
Palabras clave: TerapiaOcupacional. Trabajo Social. Juventud. Vulnerabilidad. Violencia
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