Ações de Terapia Ocupacional com jovens estudantes de escola pública: uma análise da prática
Occupational therapy actions with young public-school students: an analysis of practice
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62088Keywords:
Terapia Ocupacional, Adolescente, Participação social, Educação básicaAbstract
Contextualization: This article aims to make a comprehensive analysis of occupational therapy actions with young students of middle school in a public school. Intervention Process: It is an account of practices carried out by occupational therapy students in a theoretical-practical discipline that addresses occupational therapy in education. Critical Analysis of Practice: We had social occupational therapy as a theoretical-methodological reference for the work, reflecting on social resources and technologies for working in public schools. Synthesis of Considerations: The use of these resources during the intervention period brought about changes in the school context, with reflections on future perspectives and life projects, more active participation in the proposed activities, as well as bringing to the school a space in which they feel welcomed, recognized and protagonists of their educational and social processes.
References
Dayrell, J. (2005). Por uma pedagogia da juventude: A escola precisa reconhecer o jovem por trás do aluno e adaptar a ele seus processos educativos. Revista Onda Jovem, 01(01), 34-37. https://issuu.com/ondajovem.com.br/docs/oj1.
Farias, M. N., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional social: formulações à luz de referenciais freireanos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4), 1346-1356. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1970
Lopes, R. E., & Borba, P. L. O. (2022). A inclusão radical como diretriz para terapeutas ocupacionais na educação. Revista Ocupación Humana, 22(2), 202–227. https://doi.org/10.25214/25907816.1402
Lopes, R. E., Malfitano, A. P. S., Silva, C. R., & Borba, P. L. (2014). O Recursos e tecnologias em terapia ocupacional social: ações com jovens pobres na cidade. Cad. Ter. Ocup, 22(3), 591-602. https://doi.org/10.4322/cto.2014.081
Motta, L., Rocha, R., Rízia, A., & Amorim, A. (2022). Fora do crime no ‘mundo do crime’: Experiências juvenis em meio à guerra em periferias de Maceió e Belo Horizonte. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc., Edição Especial(4), 387-414.https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46076
Nonato, S. P., Almeida, J. R., Faria, I., Geber, S. P, & Dayrell, J. (2016) Por uma pedagogia das juventudes. In J. Dayrell (Org.), Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG (pp. 249-304). Mazza Edições.
Pan, L. C., & Silva, M. J. (2016). A escola pública como temática para terapia ocupacional social. In R. E. Lopes & A. P. S. Malfitano (Eds.), Terapia Ocupacional Social: desenhos teóricos e contornos práticos (pp.307- 314). EdUFSCar.
Pan, L., Borba, P. L. O., & Lopes, R. E. (2021). Recursos e metodologias para o trabalho de terapeutas ocupacionais na e em relação com escolas públicas. In R. E. Lopes & P., L. O. Borba (Orgs.), Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Conhecendo Práticas e Reconhecendo Saberes (pp. 97-126). EdUFSCar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.