Ações de Terapia Ocupacional com jovens estudantes de escola pública: uma análise da prática

Occupational therapy actions with young public-school students: an analysis of practice

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62088

Mots-clés :

Terapia Ocupacional, Adolescente, Participação social, Educação básica

Résumé

Contextualização: Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise compreensiva de ações da terapia ocupacional com jovens estudantes do Ensino Fundamental II numa escola pública. Processo de Intervenção: É um relato das práticas feitas por discentes de terapia ocupacional em uma disciplina teórico-prática que aborda a terapia ocupacional na educação. Análise crítica da prática: Teve-se como referencial teórico-metodológico para o trabalho a terapia ocupacional social, refletindo sobre recursos e tecnologias sociais para a atuação em escola pública. Síntese das considerações: A utilização desses recursos durante o período das intervenções trouxe mudanças no contexto escolar, com reflexões sobre perspectivas futuras e projetos de vida, participação mais ativa nas atividades propostas, como também trouxe para a escola um espaço em que os jovens se sentissem acolhidos, reconhecidos e protagonistas dos seus processos educacionais e sociais.

Biographie de l'auteur-e

Joana Rostirolla Batista de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Área de interesse para avaliação:

  • Terapia ocupacional E Educação Básica OU educação formal e não-formal OU Ensino Superior (proposições terapêutico-ocupacionais no ensino superior - e não formação graduada em terapia ocupacional);
     
  • Terapia ocupacional social E educação OU escola;
     
  • Terapia ocupacional/história OU terapia ocupacional/tendências  E setor da educação OU políticas de educação;
     
  • Terapia ocupacional E educação E exercício profissional OU inserção profissional;

  • Pesquisa OU campo científico E terapia ocupacional.


Resumo da biografia: 

Departamento de Terapia Ocupacional - CCS/UFPB

Área: Terapia ocupacional

Subárea: Terapia ocupacional na educação

Ênfase: Terapia ocupacional social e escola pública

Références

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Publié-e

2024-07-31

Numéro

Rubrique

Análise da Prática