Ações de Terapia Ocupacional com jovens estudantes de escola pública: uma análise da prática
Occupational therapy actions with young public-school students: an analysis of practice
DOI :
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62088Mots-clés :
Terapia Ocupacional, Adolescente, Participação social, Educação básicaRésumé
Contextualização: Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise compreensiva de ações da terapia ocupacional com jovens estudantes do Ensino Fundamental II numa escola pública. Processo de Intervenção: É um relato das práticas feitas por discentes de terapia ocupacional em uma disciplina teórico-prática que aborda a terapia ocupacional na educação. Análise crítica da prática: Teve-se como referencial teórico-metodológico para o trabalho a terapia ocupacional social, refletindo sobre recursos e tecnologias sociais para a atuação em escola pública. Síntese das considerações: A utilização desses recursos durante o período das intervenções trouxe mudanças no contexto escolar, com reflexões sobre perspectivas futuras e projetos de vida, participação mais ativa nas atividades propostas, como também trouxe para a escola um espaço em que os jovens se sentissem acolhidos, reconhecidos e protagonistas dos seus processos educacionais e sociais.
Références
Dayrell, J. (2005). Por uma pedagogia da juventude: A escola precisa reconhecer o jovem por trás do aluno e adaptar a ele seus processos educativos. Revista Onda Jovem, 01(01), 34-37. https://issuu.com/ondajovem.com.br/docs/oj1.
Farias, M. N., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional social: formulações à luz de referenciais freireanos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4), 1346-1356. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1970
Lopes, R. E., & Borba, P. L. O. (2022). A inclusão radical como diretriz para terapeutas ocupacionais na educação. Revista Ocupación Humana, 22(2), 202–227. https://doi.org/10.25214/25907816.1402
Lopes, R. E., Malfitano, A. P. S., Silva, C. R., & Borba, P. L. (2014). O Recursos e tecnologias em terapia ocupacional social: ações com jovens pobres na cidade. Cad. Ter. Ocup, 22(3), 591-602. https://doi.org/10.4322/cto.2014.081
Motta, L., Rocha, R., Rízia, A., & Amorim, A. (2022). Fora do crime no ‘mundo do crime’: Experiências juvenis em meio à guerra em periferias de Maceió e Belo Horizonte. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc., Edição Especial(4), 387-414.https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46076
Nonato, S. P., Almeida, J. R., Faria, I., Geber, S. P, & Dayrell, J. (2016) Por uma pedagogia das juventudes. In J. Dayrell (Org.), Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG (pp. 249-304). Mazza Edições.
Pan, L. C., & Silva, M. J. (2016). A escola pública como temática para terapia ocupacional social. In R. E. Lopes & A. P. S. Malfitano (Eds.), Terapia Ocupacional Social: desenhos teóricos e contornos práticos (pp.307- 314). EdUFSCar.
Pan, L., Borba, P. L. O., & Lopes, R. E. (2021). Recursos e metodologias para o trabalho de terapeutas ocupacionais na e em relação com escolas públicas. In R. E. Lopes & P., L. O. Borba (Orgs.), Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Conhecendo Práticas e Reconhecendo Saberes (pp. 97-126). EdUFSCar.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.