Ações de Terapia Ocupacional com jovens estudantes de escola pública: uma análise da prática
Occupational therapy actions with young public-school students: an analysis of practice
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62088Palabras clave:
Terapia Ocupacional, Adolescente, Participação social, Educação básicaResumen
Contextualización: Este artículo tiene como objetivo hacer un análisis integral de las acciones de terapia ocupacional en la educación con jóvenes de la Enseñanza Básica II de una escuela pública. Proceso de Intervención: Se trata de un relato de prácticas realizadas por estudiantes de terapia ocupacional en una disciplina teórico-práctica que aborda la terapia ocupacional en la educación. Análisis Crítico de la Práctica: Utilizamos la terapia social ocupacional como referente teórico-metodológico para el trabajo, reflexionando sobre recursos sociales y tecnologías para el trabajo en las escuelas públicas. Síntesis de Consideraciones: El uso de estos recursos durante el período de intervención provocó cambios en el contexto escolar, con reflexiones sobre perspectivas y proyectos de vida futuros, una participación más activa en las actividades propuestas, además de traer a la escuela un espacio en el que se sientan acogidos, reconocidos y protagonistas de sus procesos educativos y sociales.
Citas
Dayrell, J. (2005). Por uma pedagogia da juventude: A escola precisa reconhecer o jovem por trás do aluno e adaptar a ele seus processos educativos. Revista Onda Jovem, 01(01), 34-37. https://issuu.com/ondajovem.com.br/docs/oj1.
Farias, M. N., & Lopes, R. E. (2020). Terapia ocupacional social: formulações à luz de referenciais freireanos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4), 1346-1356. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1970
Lopes, R. E., & Borba, P. L. O. (2022). A inclusão radical como diretriz para terapeutas ocupacionais na educação. Revista Ocupación Humana, 22(2), 202–227. https://doi.org/10.25214/25907816.1402
Lopes, R. E., Malfitano, A. P. S., Silva, C. R., & Borba, P. L. (2014). O Recursos e tecnologias em terapia ocupacional social: ações com jovens pobres na cidade. Cad. Ter. Ocup, 22(3), 591-602. https://doi.org/10.4322/cto.2014.081
Motta, L., Rocha, R., Rízia, A., & Amorim, A. (2022). Fora do crime no ‘mundo do crime’: Experiências juvenis em meio à guerra em periferias de Maceió e Belo Horizonte. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc., Edição Especial(4), 387-414.https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46076
Nonato, S. P., Almeida, J. R., Faria, I., Geber, S. P, & Dayrell, J. (2016) Por uma pedagogia das juventudes. In J. Dayrell (Org.), Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG (pp. 249-304). Mazza Edições.
Pan, L. C., & Silva, M. J. (2016). A escola pública como temática para terapia ocupacional social. In R. E. Lopes & A. P. S. Malfitano (Eds.), Terapia Ocupacional Social: desenhos teóricos e contornos práticos (pp.307- 314). EdUFSCar.
Pan, L., Borba, P. L. O., & Lopes, R. E. (2021). Recursos e metodologias para o trabalho de terapeutas ocupacionais na e em relação com escolas públicas. In R. E. Lopes & P., L. O. Borba (Orgs.), Terapia Ocupacional, Educação e Juventudes: Conhecendo Práticas e Reconhecendo Saberes (pp. 97-126). EdUFSCar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.