O suicídio e a prática da terapia ocupacional: reflexões de estudantes de um curso de graduação / The suicide and the occupational therapy practice: reflections of students of a graduation course

Autores/as

  • Karine Guedes Ferreira Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monica Villaça Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-8090-9884

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto14716

Palabras clave:

Capacitação Profissional, Saúde Pública, Suicídio, Terapia Ocupacional.

Resumen

O suicídio é atualmente uma questão social e de saúde pública mundial. No Brasil as taxas vêm aumentando gradativamente. Estudos mostram que os profissionais de saúde nem sempre estão preparados para lidar com pacientes com questões relacionadas ao suicídio. Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações entre o suicídio e a prática da terapia ocupacional a partir das percepções de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública sobre o tema. Foram realizadas 13 entrevistas com estudantes de terapia ocupacional de uma IES. Os resultados foram analisados pela abordagem da análise de conteúdo e divididos em duas categorias: (1) Suicídio e a prática da Terapia Ocupacional: a importância da prevenção e (2) Suicídio e questões éticas. Os estudantes entrevistados fazem apontamentos que se relacionam com as políticas públicas nacionais, principalmente no que se refere a prevenção do suicídio e destacam também questões éticas nessa prática. É preciso que o tema seja discutido na graduação, pois a reflexão anterior à prática auxilia os futuros profissionais em suas atuações.

 

Abstract

 

Suicide is a global public health and social issue. In Brazil, rates have gradually increased. Studies show that health professionals are not always prepared to deal with patients with suicide issues. This article aims to reflect on the relationship between suicide and the practice of occupational therapy from the perceptions of students of a public higher education institution (HEI) about the subject. Thirteen interviews were conducted with students of occupational therapy at an HEI. The results were analyzed by the content analysis approach and divided into two categories: (1) Suicide and Occupational Therapy practice: the importance of prevention and (2) Suicide and ethical issues. The interviewed students make notes that relate to national public policies, especially regarding suicide prevention and also highlight ethical issues in this practice. It is necessary that the subject be discussed in the graduation, because the reflection before the practice helps the future professionals in their performances

Keywords: Professional Training; Public Health; Suicide; Occupational Therapy.

 

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Publicado

2018-04-30