Infâncias, arte, cultura e as práticas de terapia ocupacional: partes de uma busca/ Childhood, art, culture and occupational therapy practices: parts of an investigation
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41731Palabras clave:
Terapia Ocupacional, tendências, infância e juventude, arte, cultura, conhecimento.Resumen
Objetivo: Pretende-se relatar o desenvolvimento da pesquisa “Cartografia das práticas artísticas com crianças e jovens em espaços de arte: propostas e experimentações no contexto nacional”. Síntese dos elementos do estudo: realizou-se uma revisão bibliográfica que visibiliza a escassa publicação dos terapeutas ocupacionais sobre o acesso de crianças a espaços e ações de arte e cultura, embora existam publicações sobre a população jovem em diferentes contextos. Conclusão: Os materiais estudados fortalecem a percepção que o acesso à cultura e às artes enfrentam restrições e são necessários esforços para transformar esta situação, potencializando processos de subjetivação, emancipação cultural, produção da saúde e da vida desta população.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional Tendências. Infância e juventude. Arte. Cultura. Conhecimento.
Abstract
Objective: It is intended to report the development of research “Cartography of artistic practices with children and young people in art spaces: proposals and experiences in the national context”. Synthesis of the elements of the study: a bibliographic review was carried out that highlights the scarce publication of occupational therapists about children access to art and culture spaces and actions, although there are publications about the young people in different contexts. Conclusion: The study strengthen the perception that culture and arts access face restrictions and efforts are needed to transform this situation, enhancing subjectivation process, cultural emancipation, production of health and life for this population.
Keywords: Occupational Therapy/trends. Childhood and youth. Art. Culture. Knowledge
Resumen
Objetivo: Presentar el desarrollo de la investigación “Cartografía de prácticas artísticas con niños y jóvenes en espacios de arte: propuestas y experimentaciones en el contexto nacional”. Síntesis de los elementos de investigación: se realizó una revisión bibliográfica que muestra la escasa publicación de terapeutas ocupacionales sobre el acceso de los niños a los espacios y acciones artísticas e culturales, aunque existen publicaciones sobre la población joven en diferentes contextos. Conclusion: Los materiales estudiados fortalecen la percepción que el acceso a la cultura y las artes enfrenta restricciones y se requieren esfuerzos para transformar esta situación, potenciando procesos de subjetivación, emancipación cultural, producción de salud y vida para esta población.
Palabras clave: Terapia Ocupacional/tendencias. Infancia y juventude. Arte. Cultura. Conocimiento.
Citas
Aleixo, J.P. (2016) Centro de convivência e atenção psicossocial: invenção e produção de encontros no território da diversidade. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista] https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136122?locale-attribute=es
Almeida,M.V.M e Costa,M.C.(2019) Movimento de Artes e Ofícios: perspectiva ética- política- estética de constituição da terapia ocupacional no Brasil. In C.R.Silva (org.) Atividades humanas e terapia ocupacional: saber- fazer, cultura, política e outras resistências.(pp.59-79) Hucitec.
Angeli, A.A.C., Nascimento, L. A. (2019) Por entre obras de arte, café e diferentes públicos: uma experiência transdisciplinar em acessibilidade cultural. [Apresentação de trabalho]. Anais do Sétimo Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural: acessibilidade e cultura em rede.
Buelau, R. M. (2013) Plataforma Arte, Estação Clínica – fronteiras entre arte e vida. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-18122013-184631/pt-br.php
Caldas, F.L.; Maximino,V.S. (2016) Acessibilidade e experiência estética: um trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 24 (1). https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0671
Castro, E.D. (2001). Atividades artísticas e terapia ocupacional: construção de linguagens e inclusão social. [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo] https://repositorio.usp.br/item/001177511
Castro, E.D.; Lima, E.M.F.A. (2007) Resistência, inovação e clínica no pensar e no agir de Nise da Silveira. Interface, Botucatu, 11(22), 365-376 https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000200017
Dorneles, P. S.; Carvalho, C.R.A.; Mefano, V. (2019). Breve histórico sobre acessibilidade nas políticas culturais do Brasil [Apresentação de trabalho] Anais do XV Encontro de estudos multidisciplinares em cultura.
Gonçalves, M.V. (2016). “Eu nem sabia que podia entrar aqui”: promoção de cidadania cultural como experiência de ressignificação de identidade de jovens em conflito com a lei. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24 (1), 1270-137. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0664
Inforsato, E.A. (2010) Desobramento: constelações clínicas e políticas do comum. [Tese Doutorado, Universidade de São Paulo]. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22042010-104547/pt-br.php
Lima, E.M.F.A. (2009) Arte, clínica e loucura: território em mutação. Sumus/FAPESP.
Lima, E.M.F.A. (2007) Vida ativa, mundo comum, políticas e resistências: pensar a terapia ocupacional com Hannh Arendt. [Tese livre-docência, Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/5/tde-05022018-084711/pt-br.php
Lopes, R.E. et all. (2011) Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface. Botucatu, 15, (277-88). https://doi.org/10.1590/S1414-32832011000100021
Lopes,R.E., et all.(2014) Recursos e tecnologias em Terapia Ocupacional Social: ações com jovens pobres na cidade. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, 22 (3), 591-602. https://doi.org/10.4322/cto.2014.081
Müllersdorf, M.e Ivarsson, A. (2016).What, Why, How – Creative Activities in Occupational Therapy Practive in Sweden. Occup. Therapy International, 23, 369-379.
Okuyama, P. M. (2013). Um estado de arte sem arte: estratégia para acompanhamento de crianças e adolescentes. [Dissertação Mestrado, Universidade de São Paulo] https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-124632/pt-br.php
Silva, C.R. (2014) Direitos Humanos para a diversidade: construindo espaços de arte, cultura e educação. São Jorge. https://www.researchgate.net/publication/299285373_Direitos_Humanos_para_Diversidade_construindo_espacos_de_arte_cultura_e_educacao
Silva, C.R.; Freitas,H. I.(2003) Adolescentes em situação de vulnerabilidade: estratégias de terapia ocupacional em um trabalho de prevenção a AIDS. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 11 (2). http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/197/152
Silva, J.A. (2019). Cartografia das práticas artísticas com crianças e jovens em espaços de arte: propostas e experimentações no contexto nacional. [Projeto de Pesquisa de Pós-doutorado, Universidade de São Paulo].
Silva, J.A. (2012). Poéticas e marginalidade: experiências no Projeto Cidadãos Cantantes. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista] https://repositorio.unesp.br/handle/11449/97576
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.