Infâncias, arte, cultura e as práticas de terapia ocupacional: partes de uma busca/ Childhood, art, culture and occupational therapy practices: parts of an investigation

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41731

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, tendências, infância e juventude, arte, cultura, conhecimento.

Resumen

Objetivo: Pretende-se relatar o desenvolvimento da pesquisa “Cartografia das práticas artísticas com crianças e jovens em espaços de arte: propostas e experimentações no contexto nacional”. Síntese dos elementos do estudo: realizou-se uma revisão bibliográfica que visibiliza a escassa publicação dos terapeutas ocupacionais sobre o acesso de crianças a espaços e ações de arte e cultura, embora existam publicações sobre a população jovem em diferentes contextos. Conclusão: Os materiais estudados fortalecem a percepção que o acesso à cultura e às artes enfrentam restrições e são necessários esforços para transformar esta situação, potencializando processos de subjetivação, emancipação cultural, produção da saúde e da vida desta população.

Palavras-chave: Terapia Ocupacional Tendências. Infância e juventude. Arte. Cultura. Conhecimento. 

 

Abstract
Objective: It is intended to report the development of research “Cartography of artistic practices with children and young people in art spaces: proposals and experiences in the national context”.  Synthesis of the elements of the study: a bibliographic review was carried out that highlights the scarce publication of occupational therapists about children access to art and culture spaces and actions, although there are publications about the young people in different contexts. Conclusion: The study strengthen the perception that culture and arts access face restrictions and efforts are needed to transform this situation, enhancing subjectivation process, cultural emancipation, production of health and life for this population.

Keywords: Occupational Therapy/trends. Childhood and youth. Art. Culture. Knowledge

 

Resumen

Objetivo: Presentar el desarrollo de la investigación “Cartografía de prácticas artísticas con niños y jóvenes en espacios de arte: propuestas y experimentaciones en el contexto nacional”. Síntesis de los elementos de investigación: se realizó una revisión bibliográfica que muestra la escasa publicación de terapeutas ocupacionales sobre el acceso de los niños a los espacios y acciones artísticas e culturales, aunque existen publicaciones sobre la población joven en diferentes contextos. Conclusion: Los materiales estudiados fortalecen la percepción que el acceso a la cultura y las artes enfrenta restricciones y se requieren esfuerzos para transformar esta situación, potenciando procesos de subjetivación, emancipación cultural, producción de salud y vida para esta población.

Palabras clave: Terapia Ocupacional/tendencias. Infancia y juventude. Arte. Cultura. Conocimiento. 

Biografía del autor/a

Juliana Araújo Silva

Juliana Araújo Silva é terapeuta ocupacional, mestra e doutora em Psicologia Social. Pós-doutoranda em Estética e História da Arte (USP) e especializanda em Psicanalise com crianças (Sedes).

Eliane Dias de Castro

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1981). Mestre em Artes (1992), Doutora em Ciências (2001) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado com auxílio pesquisa da FAPESP e participação no Laboratório de Psicologia da Arte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado em Processo Escritural e Teorias Gerais da Arte na Universidade de Lisboa, período 2014/2015, bolsa FAPESP.

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Publicado

2022-02-01

Número

Sección

Temas da Atualidade