As imagens do isolamento: expressões imagéticas de calouros na pandemia /The images of isolation:imagery expressions of freshmen in the pandemic

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto57204

Palabras clave:

terapia ocupacional, saúde mental, estudante, pandemia, fotografia

Resumen

A imagem é uma collage de fotografias produzida por estudantes calouros participantes de uma pesquisa de Iniciação Científica que teve como objetivo propor uma reflexão sobre as experiências vivenciadas por estudantes ingressantes de uma universidade pública em 2020, durante o período de distanciamento e isolamento imposto pela pandemia de COVID-19 e os seus impactos. A partir do método de pesquisa-ação participativa do Photovoice e quatro encontros grupais com diferentes temas disparadores. Foi possível aproximar-se das experiências e percepções vivenciadas pelos estudantes, considerando as particularidades do momento atípico assim como, suas estratégias de enfrentamento, sentimentos e inseguranças com o futuro. 

Palavras-chave: Terapia ocupacional, saúde mental, estudante, pandemia, fotografia


Abstract

The image is a collage of photographs taken by freshman students participating in a Scientific Initiation survey that aimed to propose a reflection on the experiences of freshman students at a public university in 2020, during the period of distancing and isolation imposed by the coronavirus pandemic. COVID-19 and its impacts. Based on Photovoice's participatory action-research method and four group meetings with different triggering themes. It was possible to approach the experiences and perceptions lived by the students, considering the particularities of the atypical moment as well as their coping strategies, feelings and insecurities about the future.

Keywords: Occupational therapy, mental health, students, pandemics, photography


Resumen

La imagen es un collage de fotografías tomadas por estudiantes de primer año que participan en una encuesta de Iniciación Científica que tuvo como objetivo proponer una reflexión sobre las experiencias de los estudiantes de primer año de una universidad pública en 2020, durante el período de distanciamiento y aislamiento impuesto por la pandemia del coronavirus COVID. -19 y sus impactos. Basado en el método de investigación-acción participativa de Photovoice y cuatro reuniones grupales con diferentes temas desencadenantes. Fue posible abordar las experiencias y percepciones vividas por los estudiantes, considerando las particularidades del momento atípico así como sus estrategias de afrontamiento, sentimientos e inseguridades sobre el futuro.

Palabras clave: Terapia ocupacional. salud mental. estudiantes. fotografia

Biografía del autor/a

Leticia de Paula Gomes, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional, São Carlos, SP, Brasil

estudante do curso de terapia ocupacional

Carla Regina Silva, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos

Profa. Dra. Carla Regina Silva
Departamento de Terapia OcupacionalPrograma de Pós Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar 

Larissa Campagna Martini, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Medicina, São Carlos, SP, Brasil

docente do Departamento de Medicina, São Carlos, SP, Brasil

Citas

Aguiar, F, H. R.; Conceição, M. I. G. (2009) Expectativas de futuro e escolha vocacional em estudantes na transição para o ensino médio. Rev Bras de Orientação Profissional, 10(2): 105-115. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902009000200011&lng=pt&tlng=pt

Almeida, L. S., Soares, A. P., & Ferreira, J. A. (2000). Transição e adaptação à Universidade: Apresentação do Questionário de Vivências Académicas. Psicologia, Braga, 19(2), 189-208. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.510

Bisinoto, C., Rabelo, M. L., Marinho-Araújo C., Fleith D. S. (2016). Expectativas acadêmicas dos ingressantes da universidade de Brasília: indicadores para uma política de acolhimento. In: Rui Vieira de Castro & Leandro S. Almeida (Orgs). Ser estudante no ensino superior: o caso dos estudantes do primeiro ano. Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação, Universidade do Minho.http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/42317/3/2016_Livro%20de%20Atas%20Ser%20Estudante%20no%20Ensino%20Superior%202016_S%c3%b3%20DeG%c3%b3is.pdf.

Catalani C., Minkler M. (2010). Photovoice: A review of the literature in health and public health. Health Education and Behavior, 37(3): 424–451. https://doi.org/10.1177/1090198109342084

Castro, R. V., Almeida, L. S. (2016). Ser estudante no ensino superior: observatório dos percursos acadêmicos dos estudantes da UMINHO. In: Rui Vieira de Castro & Leandro S. Almeida (Orgs). Ser estudante no ensino superior: o caso dos estudantes do primeiro ano. Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação, Universidade do Minho. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/42317/3/2016_Livro%20de%20Atas%20Ser%20Estudante%20no%20Ensino%20Superior%202016_S%c3%b3%20DeG%c3%b3is.pdf

Ferlatte, O. Virtual Photovoice With Older Adults: Methodological Reflections during the COVID-19 Pandemic. International Journal of Qualitative Methods, 21. https://doi.org/10.1177/16094069221095656.

Ferigato, S. H., Silva, C. R. & Lourenço, G. F. (2017). Cyberculture and Occupational Therapy: Creating Connections. South African Journal of Occupational Therapy, 47(2), 45-48. https://dx.doi.org/10.17159/231-3833/1017/v47n2a8

Maia, B. R.; Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Seção temática: Contribuição da psicologia no contexto da pandemia da COVID-19. Estud. psicol, 37: 1-8. https://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.

Touso, M. F. de S., Mainegra, A. B., Martins, C. H. G., & Figueiredo, G. L. A. (2017). Photovoice como modo de escuta: subsídios para a promoção da equidade. Ciência & Saúde Coletiva, 22 (12): 3883-92. https://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172212.25022017

Wang, C; Burris, M. A. (1997). Photovoice: Concept, Methodology, and Use for Participatory Needs Assessment. Health Educ Behav, 24: 369-87. https://dx.doi.org/10.1177/109019819702400309

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Imagens para Capa da Revista