Saúde Mental e pandemia da Covid-19: a perspectiva de adolescentes estudantes de uma escola pública

Mental health and covid-19 pandemic: the perspective of adolescents students of a public school

Auteurs-es

  • Maria Angelica Mangino Cardoso Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional . São Carlos. SP. Brasil
  • Caroline Pilar Silva de Carvalho Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional. São Carlos. SP. Brasil
  • Maria Fernanda Barboza Cid Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional e Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional. São Carlos. SP. Brasil

Mots-clés :

Adolescência. Saúde Mental. Pandemia da Covid-19. Terapia Ocupacional.

Résumé

Resumo: Introdução: Segundo estudos, os índices de problemas de saúde mental na população adolescente vêm crescendo substancialmente ao longo dos anos, aumentando no contexto da pandemia da Covid-19. No entanto, frequentemente, a produção de conhecimento no campo da Saúde Mental enfatiza a identificação de sintomas e diagnósticos psiquiátricos, desconsiderando a interação entre fatores sociais, culturais e contextuais da vivência e subjetividade dos adolescentes. Objetivos: Identificar, na perspectiva das adolescentes participantes, o que favoreceu e o que prejudicou a sua saúde mental no contexto da pandemia da Covid-19. Métodos: Participaram dez adolescentes, nove do gênero feminino e um do gênero masculino, estudantes de uma escola pública estadual, em território de vulnerabilidade social de um município do interior do estado de São Paulo. A produção dos dados ocorreu em cinco encontros presenciais na escola. Utilizou-se estratégias de sensibilização e comunicação, com atividades verbais e não verbais. Resultados: Para as participantes, a saúde mental está relacionada a “sentir-se bem” consigo mesmas e diversas esferas da vida. Nessa direção, realizar atividades significativas prazerosas favoreceu a saúde mental no contexto da pandemia da COVID-19. Como impactos negativos nesse contexto, apontaram: prejuízos na socialização e realização de atividades significativas, no desempenho escolar e relação com a escola, preocupações consigo mesmas, com pessoas próximas e conflitos familiares. Conclusão: Observou-se a percepção de adolescentes sobre a saúde mental no contexto estudado, dialogando com a literatura sobre saúde mental e atenção psicossocial de crianças e adolescentes e demonstrando potencialidades na produção de conhecimento com adolescentes sobre suas próprias realidades.

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Publié-e

2024-07-31