Narrativas sobre cuidar de crianças com adoecimento crônico e deficiência em tempos de COVID-19

Narrativas sobre cuidar de crianças com deficiência durante COVID-19

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62809

Mots-clés :

cuidado da criança. crianças com deficiências., COVID-19.

Résumé

Resumo: Introdução: A pandemia da Covid-19 causou impacto nas vidas dos sujeitos, familiares e comunidades no que diz respeito à saúde, bem-estar e mudanças no cotidiano. As crianças com Condições Crônicas Complexas, na qual a deficiência se insere, necessitam de uma continuidade do cuidado em saúde. Objetivo: trazer narrativas sobre o processo de cuidado das famílias de crianças com Condições Crônicas Complexas em tempos de pandemia; relatar mudanças ocorridas no cotidiano destas famílias quanto ao cuidado de sua criança; levantar redes de apoio ou estratégias/recursos usados e como a família os avalia; apresentar se foi possível dar sequência aos atendimentos no período e levantar os sentimentos que atravessam esse processo de cuidado. Método: Trata-se de um estudo qualitativo utilizando a narrativa. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com duas mães. As entrevistas foram gravadas, transcritas e lidas pelas autoras, sendo analisadas considerando as experiências relatadas e dialogando com os objetivos da pesquisa. Resultados e Discussão: Os resultados e discussão foram apresentados em quatro núcleos: Mudanças no cotidiano devido à pandemia; A (des)continuidade dos atendimentos e a reabilitação: recursos possíveis durante a pandemia; Redes de apoio - quem compartilha e/ou possibilita o cuidado durante a pandemia; Sentimentos sobre cuidar dos filhos nesse período de pandemia. Conclusão: Foi possível perceber as principais mudanças no processo de cuidado no que se refere ao cotidiano, redes de apoio e serviços bem como os sentimentos conflitantes presentes nesse contexto de pandemia.

Palavras-chave: Cuidado da criança. Crianças com deficiência. COVID-19

Biographie de l'auteur-e

Olivia Souza Agostini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional. Atua na área infantil e estuda/pesquisa os seguintes temas: avaliação, validação de instrumentos, desenvolvimento, deficiência, prematuridade, neonatologia, transtornos do desenvolvimento e de aprendizagem (ex. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, TEA e outros), Cuidado centrado na família, Pesquisa com crianças e adolescentes como sujeitos, Contexto hospitalar e cuidados paliativos pediátricos.

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Publié-e

2024-11-01