Diversificação das estratégias de metodologias ativas no ensino de Terapia Ocupacional: estudo observacional da prática docente
Diversification of active methodology strategies in occupational therapy teaching: observational study of teaching practice
DOI :
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto63170Mots-clés :
Ensino, Aprendizagem, Terapia OcupacionalRésumé
Resumo:
Este artigo analisa a prática docente de ensino pautadas na diversificação do uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará. O desenho do estudo observacional de caráter transversal da análise da prática docente ocorreu no primeiro semestre de 2023 com a turma do 5º período do curso e foram descritas a aplicação de metodologias no período de duas semanas nos componentes curriculares referente a Saúde do Adulto e Fundamentos e recursos em Terapia Ocupacional no Adulto. As atividades tiveram como proposta a construção do conhecimento a partir da utilização de metodologias ativas de ensino participativas e problematizadoras, favorecendo a aquisição de conteúdos e a autonomia do aluno no seu processo de formação acadêmica e profissional. Observou-se que as vivências oportunizadas por meio da diversificação de metodologias proporcionaram um aprendizado dinâmico e aquisição de habilidades pelos discentes.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Terapia ocupacional.
Références
Brasil. Ministério da Educação. (2002). Resolução nº 3 do CNE/CES, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Diário Oficial da União, Brasília. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES062002.pdf
CONSEPE. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará. (2009) Resolução N° 3.912 de 16 de novembro de 2009. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional. Universidade Federal do Pará, Belém. https://sege.ufpa.br/boletim_interno/downloads/resolucoes/consepe/2009/Microsoft%20Word%20-%203912.pdf.
Faria, B. C. D., & Amaral, C. G. (2021). O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Educação Médica. 45(2). https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200482.
Ferraz, A. P. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, 17(2), 421-431. https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/?format=pdf&lang=pt.
Silva, J. F. (2019). Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar. Educação Por Escrito, 9(2), 204–219. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31275.
Silva, Y. C., Oliveira Junior, E., & Tinoco-Veras, C. M. (2021). A utilização de metodologias ativas na formação de profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Jornal Interdisciplinar de Biociências, 6(2). https://revistas.ufpi.br/index.php/jibi/article/view/10713.
UFPA. Universidade Federal do Pará. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025. Belém, 2016. https://portal.ufpa.br/images/docs/PDI_2016-2025.pdf.
UFPA. Universidade Federal do Pará. Projeto Político-Pedagógico Para a Criação Curso Graduação em Terapia Ocupacional da UFPA. Belém, 2008. https://www.ffto.ufpa.br/arquivos/PP_TO.pdf
Veiga, I. P. A. & Silva, E. F. (2020). Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica. Revista Diálogo Educacional, 20(65), 580-607. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2020000200580&script=sci_arttext.
Zimmermann, A. B., Moreira, A. B., da Silva, D. B., Jorge, I. M. P., Camargo, M. J. G., Mariotti, M. C., Castanharo, R. C. T., & Pereira, R. A. B. (2019). Reformulação curricular dos cursos de Terapia Ocupacional: resultados e desafios de um percurso. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 23. https://doi.org/10.1590/Interface.180276.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.