A natureza do direito autoral: uma breve reflexão à luz da teoria dos direitos intelectuais
DOI:
https://doi.org/10.21875/tjc.v5i1.27278Palavras-chave:
Propriedade, Direito Pessoal, Repersonalização,Resumo
RESUMO:
O presente trabalho faz uma abordagem sobre a natureza da propriedade intelectual, em especial do direito autoral, que apresenta intensos debates doutrinários para a compreensão de sua essência. Neste sentido, são feitas abordagens acerca da teoria dos direitos intelectuais, e seus reflexos na classificação romana dos direitos, em busca de um sistema de proteção mais condizente com a realidade atual dos bens intelectuais, a partir de breve reflexões sobre a essência destes, a sua receptividade pelo direito e da aplicabilidade dos direitos reais sobre os mesmos.
Referências
ASCENSÃO, José de Oliveira. A “pretensa” propriedade intelectual. Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, v. 20, p. 243-261, jul-dez, 2007.
BRANCO, Sérgio. A natureza jurídica dos direitos autorais. Civilistica,com. Rio de Janeiro, a. 2, nº 3, abr-jun. de 2013. Disponível em: <http://civilistica.com/a-natureza-juridica-dos-direitos-autorais/>. Acesso em: 11 de jun. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Brasília, DOU 15 de mai. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm>. Acesso em 07 de jul. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DOU 20 de fev. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm>. Acesso em 07 de jul. 2019.
BARBOSA, Denis Borges. Tratado de propriedade intelectual: Tomo I. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
FRAGOSO, João Henrique da Rocha. Direito Autoral: Da Antiguidade à Internet. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
GOMES, Orlando. Direitos reais. [Atualizada por Luiz Edson Fachin]. 21ª ed. Rio de Janeiro; Forense, 2012.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, vol. 5: Direito das coisas. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
JESSEN, Henry. Direitos Intelectuais: dos autores, artistas, produtores de fonogramas e outros titulares. Rio de Janeiro: Itaipu, 1967.
LIPSZYC, Delia. Derecho de Autor y Derechos Conexos. Paris: UNESCO, 1993.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. [Trad. Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa]. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
MACKAAY, Eja; ROUSSEAU, Stépahne. Análise Econômica do Direito. [Trad. Rachel Sztajn]. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado, Tomo XVI [Atualizado por Vilson Rodrigues Alves]. Campinas: Bookseller, 2002.
MORAES, Rodrigo. Os Direitos Morais do Autor: repersonalizando o direito autoral. Rio de janeiro: Lumen Juris, 2008.
PERLINGIERI, Pietro. Perfis do direito civil: introdução ao direito civil constitucional. 2ª ed. Rio de Janeiro-São Paulo, 2002.
PICARD, Edmond. O Direito Puro. [Trad. Afonso Celso Furtado Rezende]. Campinas: Romana, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.