Chamada para v. 21, n. 2, 2025

2025-02-05

Revista Linguí∫tica (Qualis CAPES A1) convida pesquisadores a submeterem, até 14 de abril de 2025, artigos para o seu v. 21, n. 2.

Tema: Linguística Cognitiva: diversidade e interfaces com os Estudos da Tradução e da Interpretação

Organização: Flávia Medeiros Álvaro-Machado (UFES), Veridiane Pinto Ribeiro (IFSC) e Paulo Henrique Duque (UFRN)

Prazo para submissão:  14/04/2025 

Publicação prevista para agosto 2025.

A Linguística Cognitiva, um campo vibrante dentro da Ciência Linguística, tem explorado, especialmente na última década, a interseção entre cognição e uso da linguagem, proporcionando insights inovadores sobre como categorizamos e damos sentido à nossa experiência, considerando a indissociabilidade entre mente e corpo, entre forma e significado. Pesquisas fundamentais de figuras como Lakoff (1987), Langacker (1987), Fillmore (1982), Fauconnier (1994), Talmy (2000), Croft e Cruse (2004), Bergen e Chang (2005) entre outros, revelam como a linguagem não só reflete, mas também molda nossos processos cognitivos, influenciando desde a percepção até a interação social. Este campo estende-se além do puramente linguístico para tocar nas esferas da psicologia, neurociência e filosofia, proporcionando uma compreensão mais holística da mente humana.

A próxima edição da revista se dedica a expandir a discussão sobre o papel e o impacto da Linguística Cognitiva, explorando seu lugar tanto dentro da Linguística quanto em um contexto interdisciplinar mais amplo. Convidamos pesquisas que abordam, entre outros, os seguintes temas:

  1. A relação entre lexema e cognição;
  2. O impacto da semântica cognitiva nos estudos linguísticos;
  3. Categorização e estruturas conceituais na linguagem;
  4. O papel da metáfora e da metonímia na construção de significado;
  5. Análise de construções semânticas e seu desenvolvimento;
  6. A interface entre semântica e pragmática;
  7. Questões de polissemia e prototipicidade;
  8. Aplicações da semântica cognitiva em contextos de aprendizagem;
  9. A Gramática de Construção Corporificada como referência na construção linguística;
  10. Espaços mentais frente aos desafios cognitivos de relações de sentido.
  11. Estudos Gramaticais da Língua Brasileira de Sinais