Chamada para v. 21, n. 2, 2025
A Revista Linguí∫tica (Qualis CAPES A1) convida pesquisadores a submeterem, até 14 de abril de 2025, artigos para o seu v. 21, n. 2.
Tema: Linguística Cognitiva: diversidade e interfaces com os Estudos da Tradução e da Interpretação
Organização: Flávia Medeiros Álvaro-Machado (UFES), Veridiane Pinto Ribeiro (IFSC) e Paulo Henrique Duque (UFRN)
Prazo para submissão: 14/04/2025
Publicação prevista para agosto 2025.
A Linguística Cognitiva, um campo vibrante dentro da Ciência Linguística, tem explorado, especialmente na última década, a interseção entre cognição e uso da linguagem, proporcionando insights inovadores sobre como categorizamos e damos sentido à nossa experiência, considerando a indissociabilidade entre mente e corpo, entre forma e significado. Pesquisas fundamentais de figuras como Lakoff (1987), Langacker (1987), Fillmore (1982), Fauconnier (1994), Talmy (2000), Croft e Cruse (2004), Bergen e Chang (2005) entre outros, revelam como a linguagem não só reflete, mas também molda nossos processos cognitivos, influenciando desde a percepção até a interação social. Este campo estende-se além do puramente linguístico para tocar nas esferas da psicologia, neurociência e filosofia, proporcionando uma compreensão mais holística da mente humana.
A próxima edição da revista se dedica a expandir a discussão sobre o papel e o impacto da Linguística Cognitiva, explorando seu lugar tanto dentro da Linguística quanto em um contexto interdisciplinar mais amplo. Convidamos pesquisas que abordam, entre outros, os seguintes temas:
- A relação entre lexema e cognição;
- O impacto da semântica cognitiva nos estudos linguísticos;
- Categorização e estruturas conceituais na linguagem;
- O papel da metáfora e da metonímia na construção de significado;
- Análise de construções semânticas e seu desenvolvimento;
- A interface entre semântica e pragmática;
- Questões de polissemia e prototipicidade;
- Aplicações da semântica cognitiva em contextos de aprendizagem;
- A Gramática de Construção Corporificada como referência na construção linguística;
- Espaços mentais frente aos desafios cognitivos de relações de sentido.
- Estudos Gramaticais da Língua Brasileira de Sinais