Call for vol. 21, no. 2, 2025

2025-02-05

A Linguí ∫ tica , revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, convida pesquisadores a submeter, até 14 de abril de 2025, artigos para seu número do vol. 21, n.º 2.

Tema: Linguística Cognitiva: Diversidade e Interfaces nos Estudos de Tradução e Interpretação

Editores Convidados : Flávia Medeiros Álvaro-Machado (UFES), Veridiane Pinto Ribeiro (IFSC) e Paulo Henrique Duque (UFRN)

Prazo de envio: 14 de abril de 2025 

Publicação prevista para agosto de 2025.

A Linguística Cognitiva, um campo empolgante dentro da Ciência Linguística, explorou, especialmente na última década, a intersecção entre cognição e uso da linguagem, fornecendo insights inovadores sobre como categorizamos e damos sentido à nossa experiência, considerando a inseparabilidade entre mente e corpo, forma e significado. Pesquisas essenciais de figuras como Lakoff (1987), Langacker (1987), Fillmore (1982), Fauconnier (1994), Talmy (2000), Croft e Cruse (2004), Bergen e Chang (2005), entre outros, revelam como a linguagem não apenas reflete, mas também molda nossos processos cognitivos, influenciando tudo, da percepção à interação social. Este campo se estende além do puramente linguístico para tocar nos reinos da psicologia, neurociência e filosofia, oferecendo uma compreensão mais holística da mente humana.

A próxima edição do nosso periódico é dedicada a expandir a discussão sobre o papel e o impacto da Linguística Cognitiva, explorando seu lugar tanto dentro da Linguística quanto em um contexto interdisciplinar mais amplo. Convidamos pesquisas que abordem, entre outros tópicos, os seguintes:

  1. A relação entre lexema e cognição;
  2. O impacto da semântica cognitiva nos estudos linguísticos;
  3. Categorização e estruturas conceituais na linguagem;
  4. O papel da metáfora e da metonímia na construção do significado;
  5. Análise de construções semânticas e seu desenvolvimento;
  6. A interface entre semântica e pragmática;
  7. Questões de polissemia e prototipicidade;
  8. Aplicações da semântica cognitiva em contextos de aprendizagem;
  9. A Gramática da Construção Incorporada como referência na construção linguística;
  10. Espaços mentais frente aos desafios cognitivos das relações de significado;
  11. Estudos Gramaticais da Língua Brasileira de Sinais.