On thinking linguistically

Maya Honda, Wayne O'Neil

Resumo


Trabalhando durante um período de três décadas em diversos ambientes de sala de aula, buscamos introduzir os alunos à linguística, envolvendo-os em “pensar linguisticamente” sobre o conhecimento da linguagem. O trabalho é centrado em contar uma história conectada sobre a linguagem, construída a partir de conjuntos de problemas que desenvolvemos (Honda e O'Neil 2008) e do próprio trabalho dos nossos alunos. Nosso trabalho integra o ensino e a aprendizagem cooperativos com uma abordagem baseada no problema da pesquisa lingüística, a fm de estabelecer um clima intelectual na sala de aula, em que os alunos em todos os níveis possam desenvolver um estilo científco de argumentação e uma
apreciação da natureza do trabalho científco . Apresentamos evidências em apoio à nossa crença de que as questões que surgem na investigação linguística representam uma forma frutífera de introduzir os alunos ao trabalho científco sobre o conhecimento da linguagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



A Revista Linguítica 

é membro das seguintes associações:

Abec CrossRef

 

e está indexada nas seguintes bases de dados/catálogos/diretórios: