On thinking linguistically
Abstract
Trabalhando durante um período de três décadas em diversos ambientes de sala de aula, buscamos introduzir os alunos à linguística, envolvendo-os em “pensar linguisticamente” sobre o conhecimento da linguagem. O trabalho é centrado em contar uma história conectada sobre a linguagem, construída a partir de conjuntos de problemas que desenvolvemos (Honda e O'Neil 2008) e do próprio trabalho dos nossos alunos. Nosso trabalho integra o ensino e a aprendizagem cooperativos com uma abordagem baseada no problema da pesquisa lingüística, a fm de estabelecer um clima intelectual na sala de aula, em que os alunos em todos os níveis possam desenvolver um estilo científco de argumentação e umaapreciação da natureza do trabalho científco . Apresentamos evidências em apoio à nossa crença de que as questões que surgem na investigação linguística representam uma forma frutífera de introduzir os alunos ao trabalho científco sobre o conhecimento da linguagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in the Revista Linguí∫tica agree with the following terms:
The authors maintain their rights, ceding to the journal the right to first publication of the article, simultaneously submitted to a Creative Commons license permitting the sharing with third-parties of published content as long as it mentions the author and its first publication in the Revista Linguí∫tica.
Authors may enter into additional agreements for the non-exclusive distribution of their published work (for example, posting in online institutional or non-profit repositories, or book chapters) so long as they acknowledge its initial publication in the Revista Linguí∫tica.
The journal Revista Linguí∫tica is published by the Post-Graduate program in Linguistics of UFRJ and employs a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC-BY-NC).