Mensagens antitabagistas veiculadas nas embalagens de cigarro e a construção de identidade dos fumantes
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19370Palavras-chave:
Leitura, Identidade, Gênero textual, Embalagem de cigarro.Resumo
Este estudo objetiva discutir as percepções de fumantes sobre o gênero campanha de conscientização contra o fumo veiculado nas embalagens de cigarro e refletir de que maneira identidades são construídas a partir dessas leituras. Embasamo-nos em Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008) quanto ao conceito de leitura; em Bazerman (2005), sobre gênero; em Dionísio (2005), sobre multimodalidade; e em Woodward (2012) a respeito da construção identitária. Após análise de respostas de fumantes a um questionário, percebeu-se que a identidade ressaltada é de (re)afirmação fumante, aparentemente sem interferências do texto persuasivo da campanha para o fim do hábito.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19370
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)