Preposições: construção de uma abordagem variacionista no ensino médio

Elaine Marques Thomé Viegas

Resumo


Este artigo trata de uma nova abordagem das Preposições na Educação Básica, em especial, no Ensino Médio. Para tal, recomenda-se a discussão, em sala de aula, sobre heterogeneidade do sistema linguístico, variação linguística e teoria Sociolinguística. Em seguida, apresenta-se um estudo variacionista sobre a possibilidade de alternância das preposições. O artigo prossegue com a proposta de construção da abordagem desse componente gramatical para alunos do Ensino Médio. Na conclusão, retoma-se a importância tanto da pesquisa linguística para o ensino de Língua Portuguesa, quanto de uma metodologia de ensino adequada para evitar o preconceito em relação às variedades linguísticas não adquiridas na escola.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21152


Palavras-chave


Heterogeneidade. Variação. Preposições. Ensino Médio.

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DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21152

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