Linguagem e teoria da mente de segunda ordem: investigando estados mentais e cognição social
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21298Palavras-chave:
Teoria da Mente, Cognição Social, Aquisição de Linguagem.Resumo
Este trabalho trata da relação entre linguagem e Teoria da Mente de segunda ordem. Investigamos a hipótese da centralidade da linguagem para uma Teoria da Mente de segunda ordem. Os objetivos principais foram: (i) avançar na caracterização de um estado mental de segunda ordem; (ii) analisar a interface entre os dois domínios cognitivos. Testamos crianças em período de aquisição de linguagem, de 4 a 7 anos de idade, falantes do português brasileiro. Os resultados aqui reportados acompanham aqueles que têm sido obtidos por pesquisas com o PB e com outras línguas para o nível de segunda ordem.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21298
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)