Ensino de gramática: uma proposta de análise das relações entre partes do texto

Autores

  • Norma Barbosa Novaes Marques Faculdade CERES

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21378

Palavras-chave:

Relação conclusiva, ensino, gramática.

Resumo

Este estudo, com base em uma visão funcionalista de língua, apresenta uma proposta de análise da relação conclusiva que se estabelece por meio das conjunções então e portanto, no intuito de oferecer uma contribuição que mostre a relevância do ensino de gramática pautado nos usos da língua. Os resultados demonstram que há três diferentes funções na relação conclusiva estabelecidas por meio das conjunções mencionada (conclusão, consequência e resumo), distinguíveis entre si devido, notadamente, à intenção comunicativa do falante na interação. A pesquisa demonstrou a relevância de se observar um fenômeno linguístico a partir de exemplos autênticos de uso da língua, e não apenas de orações prototípicas encontradas nas gramáticas tradicionais.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21378

 

Biografia do Autor

Norma Barbosa Novaes Marques, Faculdade CERES

Doutora em Estudos Linguísticos - Docente da área de Linguagens na FACERES - São José do Rio Preto/SP

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Publicado

2019-12-23