Ensino de gramática: uma proposta de análise das relações entre partes do texto
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21378Palavras-chave:
Relação conclusiva, ensino, gramática.Resumo
Este estudo, com base em uma visão funcionalista de língua, apresenta uma proposta de análise da relação conclusiva que se estabelece por meio das conjunções então e portanto, no intuito de oferecer uma contribuição que mostre a relevância do ensino de gramática pautado nos usos da língua. Os resultados demonstram que há três diferentes funções na relação conclusiva estabelecidas por meio das conjunções mencionada (conclusão, consequência e resumo), distinguíveis entre si devido, notadamente, à intenção comunicativa do falante na interação. A pesquisa demonstrou a relevância de se observar um fenômeno linguístico a partir de exemplos autênticos de uso da língua, e não apenas de orações prototípicas encontradas nas gramáticas tradicionais.
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DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21378
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