Influência de variáveis linguísticas e extralinguísticas na habilidade de consciência fonológica em crianças com transtorno fonológico
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21407Palavras-chave:
Transtorno Fonológico, Linguagem Infantil, Testes de Linguagem, Desenvolvimento da Linguagem, Percepção da Fala.Resumo
O presente estudo tem como objetivo verificar a influência de variáveis linguísticas e extralinguísticas na habilidade de Consciência Fonológica em crianças com Transtorno Fonológico. A partir dos resultados de avaliações fonoaudiológicas que integram um banco de dados (CEP 995.344), fez-se a composição da amostra deste estudo. A amostra contou com dados linguísticos das avaliações de fala de todas as crianças que realizaram o teste de Consciência do Próprio Desvio de Fala e o teste de Consciência Fonológica a partir do Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS, bem como dados extralinguísticos como sexo, idade, escolaridade e hipótese de escrita. Para a análise destes dados foi utilizado o Teste Exato de Fisher e o Teste de Mann-Whitney, ambos oriundos do programa estatístico SPSS versão 16.0. Os resultados indicam que as variáveis linguísticas, como o desempenho no Teste de Consciência do Próprio Desvio de Fala, e as variáveis extralinguísticas analisadas no estudo não influenciam diretamente nas habilidades de Consciência Fonológica das crianças, mas que há influência da escolaridade para tal habilidade metalinguística e um forte impacto desta em relação ao nível fonêmico. Com o presente estudo pode-se concluir que crianças com Transtorno Fonológico se beneficiariam com atividades de conhecimento explícito acerca dos sons de sua língua, aprimorando, portanto, um dos aspectos do processamento fonológico, que é a consciência fonológica.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a21407
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)