O desenvolvimento silábico do português por crianças gêmeas: o sistema fonológico como um sistema complexo
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21415Palavras-chave:
Sistemas Adaptativos Complexos, gêmeos, desenvolvimento silábico.Resumo
Neste estudo, investigamos o desenvolvimento da estrutura silábica de duas crianças gêmeas dizigóticas na idade de 1 a 2 anos de idade. Após análise dos dados, notamos variabilidade entre as produções silábicas das duas crianças. Todavia, como a nossa análise mostra, as diferenças encontradas no percurso de desenvolvimento silábico foram aparentes. Dessa maneira, ao contrário da literatura sobre desenvolvimento fonológico de gêmeos (DODD e McEVOY, 1994; MAGFORD-BEVAN, 2000; SMITH, 2011) nossos resultados não sustentam a afirmação de que a fala de gêmeos apresentaria “atraso fonológico”. De acordo com a perspectiva da Complexidade, interpretamos a variabilidade encontrada nos dados das duas crianças como esperada e característica do desenvolvimento linguístico, o que tem sido reportado por estudos de desenvolvimento de gêmeos (CHAN; LOWIE; De BOT, 2014) e não-gêmeos (SZREDER, 2012; BAIA, 2013).
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21415
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)