Furando as ondas: a contribuição de falantes à margem da estrutura social para a discussão sobre o significado social da variação
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21677Palavras-chave:
significado social da variação, variação estilística, identidade sociolinguística.Resumo
Este trabalho aborda a questão do estudo da avaliação social da variação a partir de resultados de estudos (produção e percepção) de uma variável sociolinguística junto a adolescentes socialmente marginalizados. A abordagem adotada difere da posição teórica assumida pelo modelo de ondas (ECKERT, 2012), em que se estabelece uma visão cindida de abordagens teóricas e metodologias usadas ao longo do tempo nos estudos sociolinguísticos. Assume-se que compreender o comportamento de indivíduos que estão à margem da estrutura social exige que se observe também o lugar que esses indivíduos ocupam na hierarquia social e a quais possibilidades formativas eles tiveram acesso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)