Aspecto na gramática infantil

Autores

  • Arabie Hermont PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21871

Palavras-chave:

Teoria gerativa, aquisição da linguagem, tempo e aspecto verbais, composicionalidade, advérbios..

Resumo

Este trabalho demonstra resultados de estudos e tem três principais objetivos: entender como as categorias tempo e aspecto estão representadas nas gramáticas mentais de crianças, verificar qual categoria surge primeiro na gramática infantil e compreender em que medida aspecto semântico influencia o surgimento de formas gramaticais aspectuais. As reflexões foram realizadas com base em diversos autores que versam sobre o tema e os resultados convergem para a adoção da divisão do nódulo tempo em tempo e aspecto, para a aquisição de aspecto anterior à noção de tempo e para uma análise composicional da relação entre aspecto semântico e aspecto gramatical.

Biografia do Autor

Arabie Hermont, PUC Minas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas

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Publicado

2020-11-07