Aspecto na gramática infantil
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21871Palavras-chave:
Teoria gerativa, aquisição da linguagem, tempo e aspecto verbais, composicionalidade, advérbios..Resumo
Este trabalho demonstra resultados de estudos e tem três principais objetivos: entender como as categorias tempo e aspecto estão representadas nas gramáticas mentais de crianças, verificar qual categoria surge primeiro na gramática infantil e compreender em que medida aspecto semântico influencia o surgimento de formas gramaticais aspectuais. As reflexões foram realizadas com base em diversos autores que versam sobre o tema e os resultados convergem para a adoção da divisão do nódulo tempo em tempo e aspecto, para a aquisição de aspecto anterior à noção de tempo e para uma análise composicional da relação entre aspecto semântico e aspecto gramatical.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)