Variação e mudança graduais: a preposição ‘de’ em construções de tempo
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21876Palavras-chave:
variação e mudança, contato linguístico, preposição, diacronia.Resumo
O artigo discute a variação regional em construções temporais com a preposição ‘de’. O foco reside em demonstrar, em caráter inicial, que a variação e mudança no emprego desse nexo, a exemplo de vou de 11 horas x vou às 11horas, motivam questões importantes e atuais no que tange à equivalência semântica de variantes linguísticas e à força da identidade regional na manutenção de padrões linguísticos socialmente marcados e desprestigiados. Além de o estudo apontar resíduos de processos contínuos de mudança linguística a partir de processos diacrônicos diagnosticados a partir do latim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)