Gradual variation and change: the preposition “de” in time constructions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21876

Keywords:

preposition, linguistic contact, linguistic variation and change, diachrony.

Abstract

The article discusses the regional variation in temporal constructions with the Brazilian preposition 'de'. The focus is to demonstrate, in preliminary character, that the variation and change in the use of this nexus, such as ‘Eu vou de 11 horas’ (I go from 11 o'clock) x ‘Eu vou às 11 horas’ (I go [to] 11 o'clock), motivate important and current issues with regard to the semantic equivalence of linguistic variants and the strength of regional identity in the maintenance of socially marked and discredited linguistic patterns. In addition to the study, we point out residues of the continuous processes of linguistic change existing in the current Brazilian Portuguese from diachronic processes diagnosed from Latin.

Author Biographies

Maria Cecília Mollica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Formada em Licenciatura em 1971 e em Mestre em 1977 também na PUC-RIO, onde lecionou durante 15 anos. Finalizou o doutoramento em Linguística e Filologia na UFRJ, Instituição em que é docente desde 1979, tornando-se Titular em Linguística desde 2003. Desenvolveu pós doutoramento na UnB. Deste o início da carreira, ocupa cargos administrativos e de representação. Já em 90, passou a atuar na Pós-Graduação como docente permanente do Programa POSLING. Posteriormente, atuou também no PPGCI/IBICT/ECO-UFRJ e coordenou o PROFLETRAS/polo/UFRJ. É pesquisadora I do CNPq, Bolsista do Nosso Estado pela FAPERJ e responsável pelos Programas PDJ/CNPq e PNPD/CAPES, supervisionando estágio de pós doutoramento. Formou mais de uma geração de mestres e doutores, alguns dos quais já Titulares ocupando cargos de liderança em diversas Instituições de Ensino Superior. Foi líder de Pesquisa do PROGRAMA DE ESTUDOS SOBRE O USO DA LÍNGUA até 2016. Foi Diretora da Faculdade de Letras da UFRJ e Presidente da ABRALIN. Publicou inúmeros artigos em anais, periódicos científicos, no país e no exterior, além de livros e capítulos de livros em co-autoria e mono autorais na área das linguagens. Transita em fronteiras do conhecimento que envolvem a Faculdade da Linguagem Humana, Linguagens artificiais, Saúde e Educação. Além de pesquisa básica, desenvolve pesquisa aplicada no campo da Linguística Educacional, Tecnologia e Inovação, no âmbito do Paradigma da Escola Inclusiva. 

Hadinei Ribeiro Batista, Universidade de São Paulo (USP)/CAPES

Pós-doutorando em Filologia e Língua Portuguesa: produção e revisão textual na educação básica pela Universidade de São Paulo (USP/2018). Doutor em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Possui mestrado em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), graduação em Português - Licenciatura (2008) e Bacharelado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). É membro do Grupo de Pesquisa CNPQ: História Social do Português e do Núcleo de Pesquisas em Variação e Mudança Linguística, da UFMG. Atualmente, é membro e presta assessoria ao projeto Da Crença à Realidade: Linguagens, Tecnologias e Inovação financiado pela FAPERJ, da UFRJ. Trabalha no desenvolvimento de tecnologia para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da produção e revisão textual na educação básica e superior. Atuou como pesquisador visitante em Lancaster University-UK, onde desenvolveu pesquisa sobre construção de cybercorpora, educação e identidade social. Tem interesse em Sociolinguística, Linguística de Corpus, Identidade Social, Tecnologia Educacional, Linguagem, Inovação e Tecnologia e em processamento cognitivo da linguagem: recepção e produção.

Published

2020-11-07