A aquisição da morfologia verbal no PB e a categoria de aspecto

Autores

  • Thais da Silveira Neves Araujo Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a22620

Palavras-chave:

aquisição, Tempo, Aspecto, português do Brasil, estudo longitudinal.

Resumo

O objetivo do estudo é investigar os valores aspectuais e temporais relacionados aos morfemas flexionais usados em etapas iniciais de aquisição do português brasileiro (PB) como L1. Pretende-se, assim, contribuir para os estudos sobre a arquitetura da Faculdade da Linguagem, especificamente, sobre as relações de dominância entre Tempo e Aspecto. Para isso, a hipótese considerada foi a Hipótese da Primazia do Aspecto, segundo a qual, ao utilizar determinado morfema flexional nas etapas iniciais de aquisição, a criança veicula traços do aspecto semântico. A fim de acompanhar o processo de aquisição, foi utilizado no presente estudo um corpus de natureza longitudinal.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a22620

Biografia do Autor

Thais da Silveira Neves Araujo, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e é mestre em Linguística (2015) pela mesma universidade. Atualmente cursa Doutorado em Letras Neolatinas na UFRJ e é professora de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

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Publicado

2018-12-30