O impacto do uso linguístico oral em L2 no reconhecimento de palavras por bilíngues tardios do português e do inglês

Autores

  • Jamila Viegas Rodrigues Universidade Federal de Lavras
  • Ricardo Augusto de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31593

Palavras-chave:

Bilinguismo. Léxico Mental. Lexema. Psicolinguística.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a hipótese de modulação do uso de L2 sobre o reconhecimento por falantes bilíngues do português brasileiro e do inglês de palavras escritas em inglês após sua apresentação oral.  Os pares de palavras alvo se distinguem pelas consoantes nasais /m/ e /n/ em final de sílaba (ex.: them /ðem/ ‘eles, elas’; then /ðen/ ‘então’) porque o contraste fonotático na organização silábica do inglês e do português acarreta impactos sobre o valor fônico atribuído por leitores a grafemas compartilhados pelas convenções ortográficas dessas línguas e que ocorrem em posições grafotáticas análogas na ortografia de sílabas das duas línguas. A investigação ocorreu a partir do rastreamento ocular em experimentos baseados no Paradigma Mundo-Visual (TANENHAUS et al., 1995; TANENHAUS; SPIVEY-KNOWLTON, 1996). O construto “uso linguístico oral” foi operacionalizado através de auto-declaração dos participantes em resposta a itens adaptados do questionário utilizado por Valadares (2017). Os participantes foram 28  brasileiros e nove falantes nativos de língua inglesa. A análise mostrou que maior uso linguístico oral em L2 afeta a capacidade discriminatória dos falantes não nativos. Nossos resultados indicam que o uso é um fator tão relevante na constituição de representações sonoras do léxico em L2 quanto se hipotetiza, a partir da Teoria de Exemplares (BYBEE, 2001, 2010; JOHNSON, 1997, 2005; PIERREHUMBERT, 2001, 2003), que o é na constituição de representações análogas em L1.

Biografia do Autor

Jamila Viegas Rodrigues, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras.

Ricardo Augusto de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2020-04-30