Evidências sobre a representação cognitiva de construções funcionais do PB em crianças e adultos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n2a33881

Palavras-chave:

Construções funcionais. Aprendizes surdos. Português brasileiro. Segunda língua.

Resumo

Neste artigo, a partir de uma investigação centrada no uso, analisa-se a representação cognitiva de construções de predicação nominal do português brasileiro (PB) instanciadas pelo padrão básico [(S) V(funcional) X], em que se inserem os verbos ser, estar e ficar, protagonistas nos esquemas atributivos, equativos e apresentacionais. Para tanto, contemplam-se quantitativa e qualitativamente instâncias desses padrões em 58 produções escritas em PBL2 de 18 estudantes surdos do ensino superior e de 4 estudantes surdos do primeiro segmento do ensino fundamental, coletadas do Corpus do Núcleo de Estudos em Interlíngua e Surdez da UFRJ. Partimos dos pressupostos teóricos da Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 2006; BYBEE, 2016; PEREK, 2015), a fim de sustentar a hipótese de que os esquemas analisados nos textos estão cognitivamente menos salientes para os participantes da pesquisa. Para a discussão, consideramos contextos de ensino pouco centrados na promoção de experiências de uso ricas e significativas capazes de conduzirem o acionamento eficiente de processos cognitivos de domínio geral para a estocagem de construções da L2 na memória do aprendiz. Os resultados demonstram que a instabilidade representacional em ambos os grupos de aprendizes é um indício da premente necessidade de diálogos entre o aporte teórico construcional e metodologias de ensino de L2.

Biografia do Autor

Lia Abrantes Antunes Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Linguística e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é Professora Adjunta do Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: efeitos de processos cognitivos e metodológicos sobre nativos e não nativos durante processos de aquisição/aprendizagem de línguas, descrição do português do Brasil como L2 para estrangeiros e surdos, leitura e produção de textos e avaliação de proficiência oral e escrita.

João Paulo da Silva Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluno especial do Mestrado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPLIN-UERJ/ 2020-1), possui aperfeiçoamento acadêmico em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2019) e encontra-se no último período do curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ).

Downloads

Publicado

2020-10-06