Das páginas às telas: uma abordagem multi-dimensional da adaptação da linguagem da literatura young adult para o cinema
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n2a33943Palavras-chave:
Linguística de corpus, Análise multi-dimensional, Romance young adult, Filmes.Resumo
Obras cinematográficas como The outsiders (1983), The basketball diaries (1995) e Harry Potter and the sorcerer´s stone (2001) são exemplos do número crescente de adaptações dos romances categorizados como young adult, ou “jovem adulto”, produzidos nas últimas décadas e direcionados a um público de idade superior ao infantil e inferior ao público adulto. O objetivo de nossa pesquisa é compreender de que forma a linguagem verbal presente nos livros young adult é adaptada para a linguagem audiovisual do cinema. Para tal análise, partimos da coleta de textos para formação do Young Adult Corpus, que incluiu o texto de 30 obras literárias e 30 legendas de filmes cujos enredos são adaptações desses romances. O estudo de variação entre os traços linguísticos dos diferentes tipos de linguagem foi feito por meio de uma análise multi-dimensional aditiva, embasada nas dimensões de variação do inglês (Biber, 1988). Os resultados mostram que, ao saírem das páginas para as telas, as histórias ficam mais interativas, menos narrativas e mais dependentes de contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)