Estruturas relativas, completivas, interrogativas e negativas: uma proposta de análise unificada do domínio de CP na língua falada pelos Oro Waram e Oro Waram Xijein (família Txapakura)
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n1a40730Palavras-chave:
Txapakura, teoria gerativa, relativas e completivas, interrogativas, negativas.Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar, à luz de pressupostos teóricos gerativos, as estruturas relativas, completivas, interrogativas e negativas na língua falada pelos Oro Waram e Oro Waram Xijein (família Txapakura). Em termos teóricos, propomos um paralelismo que se evidencia por meio da instanciação do núcleo de CP por meio das partículas complementizadoras ko e ka. Ademais, tais construções nos fornecem um ambiente sintático suficiente para demonstrar que a escolha de cada um dos paradigmas de concordância depende essencialmente da posição sintática de cada um dos seus argumentos. Há um paradigma para sujeitos movidos e outro para sujeitos in situ, ao passo que a concordância com o objeto se realiza apenas em contexto de não movimento.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2021-04-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)