Estruturas relativas, completivas, interrogativas e negativas: uma proposta de análise unificada do domínio de CP na língua falada pelos Oro Waram e Oro Waram Xijein (família Txapakura)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n1a40730

Palavras-chave:

Txapakura, teoria gerativa, relativas e completivas, interrogativas, negativas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar, à luz de pressupostos teóricos gerativos, as estruturas relativas, completivas, interrogativas e negativas na língua falada pelos Oro Waram e Oro Waram Xijein (família Txapakura). Em termos teóricos, propomos um paralelismo que se evidencia por meio da instanciação do núcleo de CP por meio das partículas complementizadoras ko e ka. Ademais, tais construções nos fornecem um ambiente sintático suficiente para demonstrar que a escolha de cada um dos paradigmas de concordância depende essencialmente da posição sintática de cada um dos seus argumentos. Há um paradigma para sujeitos movidos e outro para sujeitos in situ, ao passo que a concordância com o objeto se realiza apenas em contexto de não movimento.

Biografia do Autor

Quesler Fagundes Camargos, Departamento de Educação Intercultural Universidade Federal de Rondônia

Professor adjunto do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, atuando na área de descrição e análise teórica de línguas indígenas brasileiras. Doutor e mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Selmo Azevedo Apontes, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2002),Mestrado em Lingüística Descritiva pela Universidade Federal de Rondônia (2005) e Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre - UFAC - nas áreas de Latim, Filologia e Língua Portuguesa. Pós-doutorado em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem -IEL/UNICAMP. Vice-Diretor do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Professor do quadro permanente no Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Federal do Acre. Professor permanente no Mestrado em Letras da Universidade Federal de Rondônia. Atuou como Coordenador Adjunto do Programa Saberes Indígenas na Escola, Núcleo UFAC/Rede UNIR de 12016-2019. Foi Tutor do Programa de Educação Tutorial -PET- Conexões de Saberes - Comunidades Indígenas, anos de 2017-2021. Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET - Letras. Líder do Grupo de Pesquisa em Descrição e Análise Linguística: GEDAL. Também atua nas áreas de fonética, fonologia, morfologia e sintaxe, bem como em descrição e análise de línguas indígenas.

Ana Regina Calindro, UFRJ

Professora adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde agosto de 2018. Membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ (POSLING) desde de 2019. Foi professora visitante no Departamento de Línguas Modernas da Universidade de Birmingham em 2019. Atuou como professora adjunta de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2016 a 2018). Possui bacharelado em Linguística e bacharelado / licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) (2006), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2009), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2015), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2014/2015). Realizou um estágio de pós-doutorado em linguística na Unicamp (2016). Realizou uma visita de capacitação na Universidade de Cambridge, em janeiro de 2022, através do Capes-Print. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Línguas Românicas com ênfase em teoria e análise linguística, análise linguística de línguas indígenas brasileiras, sintaxe, sintaxe diacrônica, linguística histórica, variação e mudança linguística, linguística computacional, interface entre teoria linguística e ensino, ensino de línguas estrangeiras, ensino de gramática do português e português como segunda língua.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-12