Relative, completive, interrogative and negative clauses: a proposal for a unified analysis of the CP domain in the language of the Oro Waram and Oro Waram Xijein peoples (Txapakura family)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n1a40730

Keywords:

Txapakura, generative theory, relatives and completives, interrogatives, negatives

Abstract

This paper investigates relative, completive, interrogative and negative clauses in the language spoken by the Oro Waram and Oro Waram Xijein peoples (Txapakura family) in light of the generative theory. In theoretical terms, we propose there is a parallelism among these structures as the CP head is instantiated by the complementizers ka and ko. Furthermore, these constructions provide syntactic evidence that agreement on this language mainly depends on the syntactic position of each core argument. On the one hand, there is a specific agreement paradigm for moved subjects and another for in situ ones, on the other hand object agreement is realized only when there is no movement.

Author Biographies

Quesler Fagundes Camargos, Departamento de Educação Intercultural Universidade Federal de Rondônia

Professor adjunto do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, atuando na área de descrição e análise teórica de línguas indígenas brasileiras. Doutor e mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Selmo Azevedo Apontes, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2002),Mestrado em Lingüística Descritiva pela Universidade Federal de Rondônia (2005) e Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre - UFAC - nas áreas de Latim, Filologia e Língua Portuguesa. Pós-doutorado em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem -IEL/UNICAMP. Vice-Diretor do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Professor do quadro permanente no Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Federal do Acre. Professor permanente no Mestrado em Letras da Universidade Federal de Rondônia. Atuou como Coordenador Adjunto do Programa Saberes Indígenas na Escola, Núcleo UFAC/Rede UNIR de 12016-2019. Foi Tutor do Programa de Educação Tutorial -PET- Conexões de Saberes - Comunidades Indígenas, anos de 2017-2021. Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET - Letras. Líder do Grupo de Pesquisa em Descrição e Análise Linguística: GEDAL. Também atua nas áreas de fonética, fonologia, morfologia e sintaxe, bem como em descrição e análise de línguas indígenas.

Ana Regina Calindro, UFRJ

Professora adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde agosto de 2018. Membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ (POSLING) desde de 2019. Foi professora visitante no Departamento de Línguas Modernas da Universidade de Birmingham em 2019. Atuou como professora adjunta de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2016 a 2018). Possui bacharelado em Linguística e bacharelado / licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) (2006), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2009), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2015), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2014/2015). Realizou um estágio de pós-doutorado em linguística na Unicamp (2016). Realizou uma visita de capacitação na Universidade de Cambridge, em janeiro de 2022, através do Capes-Print. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Línguas Românicas com ênfase em teoria e análise linguística, análise linguística de línguas indígenas brasileiras, sintaxe, sintaxe diacrônica, linguística histórica, variação e mudança linguística, linguística computacional, interface entre teoria linguística e ensino, ensino de línguas estrangeiras, ensino de gramática do português e português como segunda língua.

Published

2021-04-12