Marcação de gênero, opcionalidade e genericidade: processamento de concordância de gênero no DP aos dois anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2005.v1n2a4373Resumo
A relação entre marcação de gênero e classes semânticas, com implicações para a expressão linguística da genericidade, é investigada em fase inicial da aquisição do PB. Considera-se a realização de Gênero nessa língua e discute-se a relevância de se distinguir formalmente traço intrínseco e opcional. Resultados de um experimento com crianças de 22-34 meses sugerem que opcionalidade apresenta demandas específicas, particularmente vinculadas á referência e que, nessa faixa etária, crianças são sensíveis à marcação de gênero como indicativa de marcação semântica, o que contribui para a aquisição de conhecimento acerca da expressão genericidade na língua.Downloads
Publicado
2015-05-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)