Uma revisão crítica de "Linguistic Prominence and Broca's area: the influence of animacy as linearization principle"
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2011.v7n2a4461Resumo
Esta é uma revisão crítica do artigo Linguistic prominence and Broca's area: the influence of animacy as linearization principle (Proeminência Linguística e a área de Broca: a influência da animacidade como princípio da linearização) publicado em 2006, na NeuroImage, por Tanja Grewe, Ina Bornkessel-Schlesewsky, e colegas. O objetivo dos autores é, usando a técnica de fMRI relacionada a evento, investigar a interação de três princípios de linearização: (i) a precedência do sujeito ao objeto; (ii) a precedência do argumento animado ao inanimado (princípio da animacidade); (iii) a precedência do argumento com papel temático mais alto no ranking àquele com papel temático menos alto (hierarquia temática). A conclusão desta revisão é a de que não houve completo sucesso na investigação proposta, porque ao estudar como o sistema de processamento linguístico realiza o mapeamento da forma para o conteúdo a pesquisa falhou em não reconhecer o papel sintático nesta relação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)