Informação: Para quem e como? Processos de Significação e Ressignificação em ambiente educacional
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n2a4495Resumo
Aquela lenda que prega que todo mundo fala igual no Brasil e que, portanto, todos nos entendemos muito bem, tem influenciado negativamente a educação brasileira por décadas. É claro que existem interesses econômicos envolvidos na manutenção dessa falácia, como, por exemplo, os dos grandes cartéis editoriais que vendem livros didáticos em versão única ao Ministério da Educação para distribuição no país inteiro, independente da variação cultural ou linguística da criança que o recebe. Mas, também, há muita desinformação no que tange à variedade de culturas e falares no país e de como isso interfere nos processos próprios da educação.Downloads
Publicado
2015-12-17
Edição
Seção
Squib
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)