Relevance and information processing in the design of specialized glossaries.
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n2a4505Resumo
Atualmente, a mídia eletrônica é uma ferramenta útil para acessar discursos institucionais e conhecimento especializado. Por exemplo, o sítio oficial do Supremo Tribunal Federal no Brasil apresenta um glossário jurídico em inglês com a definição traduzida de terminologia/conceitos extraídos da legislação e decisões judiciais. O objetivo deste trabalho é discutir as definições desteglossário a luz da relevância e processamento de informação. Sustentamos que a relevância da informação disponível pode ser minimizada pela inconsistência e falta de padronização sistemática nas definições e que uma abordagem multidisciplinar iria certamente contribuir para o aprimoramento da qualidade de glossários eletrônicos especializados.
Downloads
Publicado
2015-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)