Utilização de recursos tecnológicos em livros didáticos de português como ação de planejamento
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n2a4513Resumo
O trabalho em questão toma o livro didático como produto tecnológico a serviço da construção do conhecimento em situações de ensino e aprendizagem. A questão central norteadora é: Que ações relativas ao manuseio de atividades são requeridas aos docentes para utilização de recursos profissionais e tecnológicos em situações de ensino? Para tanto, a metodologia, de natureza descritivo-interpretativa, toma como corpus de análise, livros didáticos de língua portuguesa, focando as orientações dirigidas ao professor e atividades. A análise está ancorada na discussão teórica, fundamentada em contribuições da Linguística Aplicada e da Educação, sobre formação e atuação de professores quanto à mobilização de conhecimentos sobre língua/linguagem e utilização de recursos tecnológicos em planejamento de ensino e execução de atividades escolares, tendo como mediador o livro didático de português. Como resultado, constatamos que as orientações funcionam em duas direções: metodológicas e teóricas. A orientação metodológica requer ações de busca extra-disciplinares, solicitando práticas letradas digitais, enquanto a orientação teórica requer ações de estudo, para um saber de referência, solicitando práticas letradas profissionais.Downloads
Publicado
2015-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)