Processamento de pronomes plurais não anafóricos
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n1a4586Resumo
O ponto de vista de que pronomes sempre iniciam uma busca imediata por seu antecedente guiou boa parte dos vários estudos sobre pronomes singulares e, por consequência, os poucos estudos feitos sobre o processamento de pronomes plurais. Nesse trabalho, apresentamos casos de pronomes plurais não anafóricos que desafiam essa visão clássica do processamento, segundo a qual a compreensão da linguagem depende de representações completas do input linguístico. A partir dos resultados de um experimento de leitura, defendemos a hipótese de que pronomes plurais, ao contrário do que se acredita, não iniciam uma busca imediata por antecedentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)